Navio colide com cais em Santos

0

O navio Maritime Champion, de bandeira de Cingapura, colidiu com o cais do terminal 35, da Libra Terminais, ao entrar no Porto de Santos (SP) na madrugada do último dia 17e. Não houve feridos, mas a batida causou uma avaria na embarcação e dez metros de cais ficaram danificados, o que paralisou parcialmente as operações da Libra durante essa sexta-feira.

O acidente ocorreu por volta das 3h20 da madrugada e de acordo com a Praticagem de Santos, havia um prático a bordo do graneleiro, que vinha do Porto de Vitória (ES) carregado de fertilizantes. Entretanto, a embarcação ficou descontrolada ao entrar no canal do estuário e colidiu com o cais da Libra Terminais, na margem direita do porto, lado oposto ao destino do navio, que seguia para Terminal Marítimo do Guarujá (Termag), na margem esquerda, para onde foi rebocado e acabou sendo atracado às 4h20.

Em nota, a Libra Terminais informou que está investigando as avarias do cais – danificado no solo e na parede – para avaliar quando conseguirá retomar as operações no cais do terminal 35.2, destacando que os terminais 35.1 e 37 seguem operando normalmente. Já o Maritime Champion operou no Termag realizando o desembarque de 19.436 toneladas de ureia.

A Capitania dos Portos do Estado de São Paulo instaurou inquérito para apurar as causas do acidente e informou que o prazo provável para a conclusão da investigação é de 90 dias. A Praticagem de Santos afirmou que não se pronunciará sobre a colisão antes que a Marinha conclua o inquérito.

Com as informações – Estadão

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta