Ekko Brasil e UFSC testam embarcação solar

0
O Instituto Ekko Brasil e o Laboratório de Energia Solar (LabSolar), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), testam nesta terça-feira (21) um barco do tipo catamarã totalmente movido a energia solar, desenvolvido em Florianópolis e que usa uma energia limpa e renovável para a sua movimentação.

A embarcação ecologicamente correta será utilizada pelo Ekko Brasil na Lagoa do Peri, em ações do Projeto Lontra, tanto para a realização de pesquisas como em iniciativas de educação ambiental. O teste será realizado na Lagoa da Conceição, no final da Avenida das Rendeiras.

A tecnologia empregada para a construção da embarcação segue os princípios da sustentabilidade, utilizando uma fonte energética renovável, aliada à facilidade de locomoção. O LabSolar já desenvolveu outros barcos com as mesmas características, só que utilizados para competições esportivas. Caso seja comprovada a eficiência deste projeto, ele servirá de protótipo para outras embarcações a serem utilizadas em áreas de preservação que necessitam de veículos não poluentes, como na bacia amazônica.

“Será uma ferramenta importante para a continuidade do trabalho do Projeto Lontra, além de contribuir para a sustentabilidade da Lagoa do Peri, um dos principais patrimônios naturais da Ilha de Santa Catarina”, avalia Oldemar Carvalho Junior, coordenador de pesquisas do Instituto Ekko Brasil, hoje considerado referência nacional no estudo e na preservação deste animal, ameaçado de extinção. O Projeto é desenvolvido há 25 anos e realiza um importante trabalho de pesquisa e estudo dos hábitos do animal, contribuindo para a sua conservação.

Com as informações – Portal da Ilha

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta