Sobre os DPOs – Informação Geral, somente relembrando

4

Mensagem enviada hoje pela manhã para nossa Redação pelo Comandante do CIAGA, Contra Almirante Rodolfo Frederico Dibo, lembra a todos que o Centro está autorizado a emitir os certificados de Posicionamento Dinâmico desde maio.

A Diretoria de Portos e Costas (DPC), Autoridade Marítima Brasileira, autorizou este Centro de Instrução, desde 20 de maio de 2011,  a emitir os Certificados de Operador de posicionamento dinâmico (dpc-1038).

Para receber um Certificado de Operador de DP, o operador deverá requerer a sua emissão ao CIAGA, com a devida comprovação das seguintes etapas:

– completar de forma satisfatória o Curso EBPD;
– realizar uma familiarização DP em alto-mar, no mínimo, 30 dias, com registro completo no Livro Registro de Operador de DP (dpc-1101);
– completar de forma satisfatória o Curso EAPD;
– completar satisfatoriamente as operações de DP em estágios supervisionados a bordo de embarcações DP classe 1, 2 ou 3; e
– obter a declaração de qualificação assinada pelo Comandante, atestando a sua competência para efetuar Serviço de Quarto a bordo de embarcação DP.”

Nota – Infelizmente só pudemos publicar agora, pois não tivemos acesso ao computador hoje.

Por Redação Portal Marítimo

4 COMENTÁRIOS

  1. O único órgão no mundo que tem poder de emitir o certificado de DP Full, e por conseguinte credenciar ou descredenciar centros de treinamento é o Instituto Náutico. Chequei no site do NI e realmente o CIAGA está listado como Instituição Credenciada.

  2. Meu Amigo e Irmão Spinosa,
    Quantos Operadores com Certificado Full são obrigados a ter a bordo para Embarcação DP Classe 2 ? Em Macaé, os Inspetores da Port State Control estão exigindo 02 (dois), isto procede ? Não aceitam certificação Avançado, eles exigem 02 Full. É pendência A/S. Abraços CMT Pinto

    Obs.: Já li NORM…1, e NORM…4. Nada consta.

Deixe uma resposta