Tugbrasil lança novo rebocador

0

Está em operação no Porto do Rio Grande o novo rebocador da empresa Tugbrasil Apoio Portuário S.A. O rebocador Bernard é o maior em tamanho e potência disponível no complexo portuário. Com um custo de US$ 7 milhões, ele possui tecnologia de ponta e propulsão 100% azimutal, que melhora a oferta de rebocadores e capacidade instalada em Rio Grande, além de oferecer maior manobrabilidade durante as operações.

A construção do rebocador foi iniciada no final de 2009 na Indústria Naval do Ceará (Inace), que possui um estaleiro em Fortaleza. O rebocador ficou pronto em abril de 2011. O Bernard tem potência de 5.100 BHP e 62 toneladas de tração estática do guincho, além de possuir sistema de combate a incêndio.

Segundo a Gerente Comercial da Tugbrasil, Paula Quirino, o rebocador foi bem aceito no porto e está atendendo as expectativas. De acordo com ela, a empresa tem um sólido projeto de construção de 16 rebocadores. “Este é o segundo de uma grande série. Até 2015 estarão todos entregues e operando na costa brasileira”, afirmou.

A empresa conta com o apoio do Fundo da Marinha Mercante, que financia 90% da construção. Em contrapartida, todos os rebocadores são construídos majoritariamente com recursos nacionais, estimulando a economia brasileira no longo prazo.

Segundo a Tugbrasil, a perspectiva de crescimento do Porto do Rio Grande impulsiona o investimento feito pela empresa. “Vemos o porto como um dos portos que mais cresce no Brasil. Além disso, vários projetos estão em andamento para a região, como estaleiros, e empresas importantes estão sendo instaladas no porto, como a Petrobras. Esse é só o começo para a Tugbrasil. É o primeiro grande passo para o futuro da empresa no Porto do Rio Grande”, concluiu Paula Quirino.

Com as informações – Jornal Agora

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta