Aeroporto de Cabo Frio mostra sua importância logística

3

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio e o Porto do Forno, em Arraial do Cabo, ambos no Norte fluminense, realizaram, dia 1º, operação conjunta que comprova a importância da integração intermodal na busca de eficiência logística.

Um Antonov 124, um dos maiores aviões cargueiros do mundo, da companhia russa Volga-Dnepr Airlines, aterrissou no aeroporto trazendo a bordo 27 toneladas de equipamentos que foram descarregados e levados por rodovia até o Porto do Forno. Do terminal portuário a carga foi reembarcada em navio com destino a uma plataforma da Bacia de Campos.

Com localização estratégica, o Aeroporto de Cabo Frio se consolidou como uma importante base de importação para o segmento de petróleo, tendo recebido mais de 150 voos de grandes aviões cargueiros nos últimos anos. O Aeroporto Internacional de Cabo Frio registrou aumento de 1.600% no movimento de passageiros de 2007 a 2010, ano em que 90 mil pessoas passaram pelo seu terminal.

No segmento de cargas, a evolução também foi significativa. Se considerado o período 2005-2010, o aumento no volume foi de 177%. No Brasil, as operações de carga nos aeroportos cresceram 78% no mesmo período. As cargas movimentadas entre 2005 e 2011 em Cabo Frio totalizaram 61 mil toneladas, no valor total de US$ 2 bilhões, gerando R$ 226,5 milhões só em recolhimento de ICMS.

Com as informações – Sergio Motta / Coluna Rio Marítimo

Por Rodrigo Cintra

3 COMENTÁRIOS

  1. É isso ai, ah! se os prefeitos dessas cidades usassem um pouquinho só de memória, criaria entre Cabo Frio e Arraial, um distrito industrial de eletro eletronico, que é uma industria limpa, e usa pouco espaço fisico de terreno e um alto valor agregado, será que eles não tem sensibilidade, turismo com industria é a melhor receita para alavancar a economia de cidades, estados e países.

  2. Infelizmente entre Cabo Frio e Arraial tem um terreno gigantesco da antiga Cia. Nacional de Álcalis, firma essa praticamente estagnada. Se vendessem parte do terreno, com certeza seria possível investir na região.

  3. Caro Celso Sant´Anna Camargo , Os prefeitos locais tem visão a curto prazo , por saber que não vão vingar no posto , por causa de muitos casos de corrupção correndo na justiça !!! E eles não querem colocar azeitonas na empada do sucessor !!! Assim eles não fazem nada , para não ajudar um futuro inimigo !! Tem ate um que pensou em colocar o futuro estadio de futebol da Cabofriense perto do aeroporto , para poder , depois derrubar o estadio antigo , so porque ele tem o nome de um adversario politico !!! Para certos , a vingança pessoal é muito mais importante que o desenvolvimento economico do municipio !!

Deixe uma resposta