Holandês reconstrói a Arca de Noé

3

A construção da arca, na Bíblia, foi destinada a salvar Noé, sua família e os animais do dilúvio; uma outra, projetada por um empresário holandês protestante, realiza o sonho de uma vida: construir uma réplica exata da primeira.

Com 150 metros de comprimento, a embarcação de madeira coberta nasce, pouco a pouco, de um pequeno estaleiro ao longo do rio Merwede em Dordrecht (sul da Holanda). Sua construção, iniciada em 2008, deverá estar concluída até o final do ano.

“Queremos falar de Deus às pessoas”, explica à AFP Johan Huibers, 52 anos: “queria construir alguma coisa de concreto para explicar melhor a Bíblia”.

Arca foi construída exatamente como descrito no Velho Testamento

O barco, levantado por 50 pessoas, entre assalariados e voluntários, é da dimensão exata do evocado no Antigo Testamento: 300 côvados (antiga unidade de medida) de comprimento, 30 de altura e 50 de largura.

“A madeira escolhida foi o pinheiro da Suécia, que se aproxima muito da +resinosa+ que Deus pediu a Noé para usar”, destaca Johan Huibers.

No total, 1.600 animais de plástico, no tamanho natural e importados das Filipinas, vão ser embarcados logo a bordo do navio que pesa cerca de 3.000 toneladas. O “museu da Bíblia” deverá abrir suas portas até o final do ano.

Uma cópia do quarto de dormir de Noé será instalada no navio, assim como um teatro, um restaurante e uma sala de conferência para até 1.500 pessoas. Uma mó de pedra moerá a farinha para fazer “pão bíblico”.

Nas paredes, afrescos murais contam a história da arca e de outras passagens do Antigo Testamento.

Até a madeira escolhida é muito próxima à original

A ideia nasceu em 1992 de um pesadelo de Johan Huibers de que a Holanda teria sido engolida pelo Mar do Norte. “No dia seguinte, comprei um livro sobre a arca de Noé e nessa noite mesmo, sentado na poltrona com os meus filhos, disse a eles: +olhem o que vamos fazer+”.

Johan Huibers construiiu em 1992 uma primeira arca, de 70 metros de comprimento, que usou para levar turistas pelos canais holandeses. Os lucros obtidos com o empreendimento, permitiram a ele lançar-se à aventura atual.

O empresário disse ter tomado um empréstimo bancário de 3 milhões de euros, beneficiando-se, também, de 500 euros cedidos pela igreja de sua comunidade, além de um “donativo de 100 euros” ofertado por sua mãe, de 93 anos.

“No começo, achei o projeto de meu pai um pouco estranho, mas agora, vejo que é super”, disse Roy, o filho de Johan Huibers, de 23 anos, que trabalha em horário integral na construção.

Outros, como Dennis Langeveld, 30 anos, operário de um estaleiro vizinho, estão menos convencidos. “Talvez ele saiba alguma coisa que ignoramos”.

Logo, logo, Johan Huibers pretende atravessar o canal da Mancha com sua arca, levando-a, em seguida, através do Tâmisa, até Londres, onde ficará atracada durante os Jogos Olímpicos de 2012, “para falar de Deus às pessoas”.

Com as informações – AFP

Por Rodrigo Cintra

3 COMENTÁRIOS

  1. interessante; é isso que devemos fazer, pregar a palavra de Deus a essa humanidade, para eles verem que há uma saida a arca esta sendo feita para vc meu amigo que não conhece Jesus! Entra na arca em quanto é tempo, Jesus esta voltando!!!!!!!

  2. Deus está voltando sim, mas nao o Deus que voce pensa que é, e sim os ET’s meu amigo. É rapaz, a nave mãe está a caminho da terra depois de uma longa viagem. É a minha opnião, RESPEITE!
    abraços

Deixe uma resposta