Presidentes da Petrobras e Transpetro andam se estranhando

2

O petista José Sérgio Gabrielli e o peemedebista Sérgio Machado andam se estranhando. O motivo é a recente criação da empresa Sete Brasil (Sete BR), uma sociedade que além da Petrobras, — presidida por Gabrielli — tem como sócios os bancos Santander, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, os fundos de pensão Previ, Petros, Funcef, Valia e a Lakeshore Financial Partners Participações.

A Sete BR foi criada para assumir junto com o Estaleiro Atlântico Sul, de Suape, a construção de sete sondas de perfuração para os poços do pré-sal que devem começar a operar em 2015.

É aí que entra o descontentamento de Sérgio Machado, um ex-tucano cearense.

Desde 2003, ele comanda a Transpetro, braço logístico da Petrobras encarregado de gerir o Programa de Modernização e Expansão da Frota, o Promef, cuja meta é encomendar 49 navios para o pré-sal a serem fabricados no Brasil.

Mas enquanto as encomendas feitas pela Transpetro, que é uma subsidiária da Petrobras, entram na coluna de endividamento da estatal petroleira, isso não acontece com a Sete BR.

Com a nova empresa, a Petrobras aluga as sondas, sem aumentar seus gastos, já altos em função dos investimentos para o pré-sal.

Se depender de Gabrielli, a Sete BR terá um papel crescente nos investimentos logísticos da Petrobras.

Logo, a queda de braço dele com Machado é para saber quem vai tomar conta dessas encomendas bilionárias.

Com as informações – Exame

Por Rodrigo Cintra

2 COMENTÁRIOS

  1. É um descaramento briga política em detrimento da Nação brasileira. Além da soberania nacional sendo ameaçada por tantas multinacionais estrangeiras comprando por ninharia, concessões de exploração petrolíferas onde as empresas nacionais poderiam estar participando.

  2. Numa parte concordo com o saudoso leitor porem existem muitos empresarios brasileiros que nao dar valor algum aos trabalhadores cada vez mais explorando nossa mao de obra, ja a maioria das
    empresas multinacionais sabem dar mais valor ao trabalhador brasileiro, nos proporcionando melhores salarios e qualidade de vida por isso e importante multinacionais estrangeiras no nosso querido Brasil.

Deixe uma resposta