Petrobras realiza 13° leilão de gás natural

0

A Petrobras vendeu 8,1 milhões de m³/d de gás natural em leilão eletrônico realizado nesta segunda-feira (25/7), para fornecimento no período de agosto a novembro de 2011. O volume foi 4% superior às vendas no último leilão, realizado em 25/3. Todas as 17 companhias distribuidoras de gás participaram e fizeram lances, convergindo para um preço 51% menor do que o preço médio dos contratos de longo prazo de gás nacional.

Em relação ao leilão anterior, o volume ofertado cresceu 25% (de 10 milhões de m³/d para 12,5 milhões de m³/d) porque não há expectativa de despacho termelétrico intenso no período de entrega de gás deste leilão. Isto decorre da situação atual do nível dos reservatórios das hidrelétricas, acima do esperado, como consequência do atraso no início do “período seco” este ano. 

Ao conciliar as necessidades energéticas da indústria com a dinâmica do mercado de geração elétrica, a Petrobras mantém seu compromisso de oferecer às distribuidoras, em condições competitivas, por meio de leilões e contratos de mercado secundário, o gás natural que as usinas termelétricas não vão consumir.

Por Redação Portal Marítimo

Deixe uma resposta