Navio Duden será rebocado no próxmo dia 10

0

O rebocador de alto-mar Ionion Pelagos, que vai levar o navio mercante Düden para um estaleiro localizado na Turquia, deve chegar a Rio Grande no próximo dia 8. Ele está vindo de Valeta (Malta, na Europa), de onde saiu no dia 14 de julho. Depois que ele chegar, será preciso abastecê-lo e instalar os cabos que prenderão o navio turco a ele.

Conforme Jorge Luiz de Azevedo Branco Valentim, novo proprietário do Düden, a expectativa é que, no dia 10 deste mês, seja iniciado o rebocamento da embarcação turca, se as condições meteorológicas forem favoráveis.

Valentim está em Rio Grande tratando do rebocamento do navio. O plano de reboque de alto-mar já está aprovado pela Capitania dos Portos. Na tarde de  hoje, 02, faltava entregar à Capitania dos Portos apenas o plano de rebocamento desde o cais do Porto Novo, onde a embarcação turca está atracada, até a saída do canal de acesso ao porto rio-grandino. O Capitão-dos-Portos, Sérgio Correia de Vasconcelos, acreditava que este projeto seria entregue ainda ontem. O Düden será rebocado até a Turquia somente pelo Ionion Pelagos, que é um rebocador de 100 toneladas de tração estática.

Jorge Valentim comprou o navio turco em leilão realizado dia 7 de junho, no Rio de Janeiro, por R$ 1,7 milhão. A embarcação será recuperada na Turquia. Sua superestrutura (o Casario), avariada pelo incêndio ocorrido no navio em novembro de 2009, em alto-mar, na altura de Tramandaí, será removida e substituída por outra que já está em construção no estaleiro em que o navio será recuperado. Ele vai ser remodelado para voltar a navegar como um graneleiro.

O mercado da empresa de Valentim, a Abrava Shipping, do Rio de Janeiro, é o de transporte de granéis. De acordo com Valentim, depois de recuperado o Düden será um navio preparado para navegar no mundo todo.

Com as informações – Carmem Ziebell / Jornal Agora

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta