Armada Invencível – descoberto naufrágio na costa da Irlanda

0

Arqueólogos marinhos dizem ter descoberto destroços de um navio espanhol da Armada Invencível, ao largo da costa do condado de Donegal, na Irlanda. A embarcação naufragou no século XVI no âmbito da tentativa – frustrada – de invasão da Inglaterra coordenada pelo rei Filipe II.

A expedição com destino a Inglaterra teve início em 1588, com participação portuguesa, numa altura em que Portugal se encontrava sob domínio filipino. A missão da célebre Armada Invencível era invadir a Inglaterra através do Canal da Mancha.

Os fortes temporais e a resposta de barcos incendiários ingleses à chamada Armada Invencível estancaram o avanço espanhol, com apenas 53 barcos dos 130 que se fizeram ao mar – inicialmente com dezenas de milhar de soldados, marinheiros e remadores a bordo – a regressarem a Espanha. Centenas de tripulantes morreram no âmbito da operação e várias embarcações de proveniência portuguesa naufragaram.

Um dos navios afundados foi agora encontrado em águas “relativamente pouco profundas” da zona de Rutland Sound, anunciou esta sexta-feira o governo irlandês. O Ministro da Cultura e do Património da Irlanda, Jimmy Deenihan, já fez saber que o Estado concederá um fundo para os arqueólogos explorarem a zona.

O político acredita que estas investidas submarinas poderão fornecer “muitas informações sobre a vida a bordo e sobre a realidade dos recursos militares e navais disponíveis para a campanha da Armada”, disse hoje o Ministro à Radiotelevisão Irlandesa (RTE).

Jimmy Deenihan descreve esta descoberta – não inédita – como significativa “não só para a Irlanda, mas também para as comunidades arqueológicas, históricas e marítimas internacionais”.

Com as informações – Público (Portugal)

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta