Segundo Lobão, crise não afeta investimentos

0

O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, declarou que a crise financeira internacional não deve afetar os investimentos previstos para a cadeia de petróleo e gás nos próximos anos no Brasil. “Este é um setor em que o investimento se dará sempre porque o consumo estará presente em qualquer situação econômica do mundo”, afirmou, ao participar de seminário “Pré-Sal: Uma Transformação da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás”, promovido pela revista CartaCapital em São Paulo.

De acordo com o Ministro, o que pode ocorrer é uma queda do consumo de petróleo per capita, mas dificilmente haverá diminuição do consumo de cada país. “Nos Estados Unidos, por exemplo, está havendo uma queda no consumo per capita, mas ao mesmo tempo novos consumidores são agregados a cada ano. Os Estados Unidos consomem 22% de todo o petróleo produzido no mundo e este número deverá se manter. Além disso haverá elevação do consumo na China, Índia, África do Sul, Brasil, Rússia e outros países.”

Na avaliação do Ministro, os investimentos do país no setor de exploração não serão afetados nem as empresas terão dificuldade para captar dinheiro em razão da crise. “Não estamos trabalhando com esta hipótese”, afirmou. “O pré-sal não sofrerá nenhuma crise na exploração nem o petróleo de forma geral.”

Lobão negou que as denúncias de corrupção envolvendo integrantes do governo possam afetar esses investimentos. “Crise? Não há crise política”, afirmou. ”São episódios que acontecem em todos os governos”.

Com as informações – Agência Estado

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta