Módulos da P-55 foram entregues

0

A UTC Engenharia concluiu a construção dos módulos 7 e 8 da plataforma P-55, que será instalada no módulo 3 do campo de Roncador, na Bacia de Campos (RJ). Os módulos deixaram o canteiro da empresa em Niterói (RJ) em direção ao Estaleiro Rio Grande, onde a plataforma será integrada pela Quip (Queiroz Galvão, UTC Engenharia e Iesa), que cotou o serviço em R$ 887,52 milhões.

A Petrobras recebeu na última semana o módulo de acomodação e o helideck  da plataforma. Os equipamentos foram fabricados pela empresa americana QCI Marine. O módulo de acomodação, preparado para receber uma tripulação de 100 pessoas, conta com dormitórios, banheiros, refeitório, ambulatório, escritórios, área de lazer, entre outras facilidades. Para facilitar o transporte do módulo ele foi dividido em duas partes, com aproximadamente 550 toneladas cada.

A P-55 terá capacidade para produzir 180 mil barris/dia de petróleo e comprimir 6 milhões de m³/d de gás natural. O primeiro óleo está programado para meados do próximo ano e a unidade será interligada a 18 poços, sendo 11 produtores de óleo e gás e 7 injetores de água.

O casco da unidade está sendo construído pelo Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, por US$ 392 milhões. O contrato foi assinado em dezembro de 2007 e, mais de 40 meses após a assinatura, o casco ainda não foi entregue. Em outubro do ano passado, a Petrobras informou que a obra sofreu atraso por interferência de outras encomendas feitas ao estaleiro pela Transpetro.

Com as informações – Felipe Maciel / Energia Hoje

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta