Petrobras fecha contrato para afretamento de FSRU

0

A Petrobras assinou com a Excelerate Energy nesta terça-feira (23/08) o contrato de afretamento do terceiro FSRU (Floating Storage and Regasification Unit) de GNL a ser instalado no país. Conforme antecipado pelo EnergiaHoje, a companhia britânica apresentou uma oferta cerca de 40% menor do que o da segunda colocada.

O contrato prevê a disponibilidade de um quarto navio para cobrir as ausências do Golar Spirit e Golar Winter, que serão deslocados a partir do ano que vem, um de cada vez, para manutenção e ajustes. As embarcações terão suas capacidades físicas de regaseificação ampliadas para 20 milhões de m3/d, de forma que possam ser intercambiáveis.

O Golar Winter tem capacidade hoje para regaseificar 14 milhões de m3/d, enquanto o Golar Spirit, 7 milhões de m3/d.

“Os três terminais brasileiros terão princípios diferentes. Um é do tipo ilha, o outro do tipo píer e o terceiro side-by-side. Temos que ter flexibilidade. Os navios não podem ser engessados“, explicou a diretora de Gás & Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster.

O contrato prevê o afretamento de um FSRU com capacidade de armazenamento de 175 mil m3 de GNL por um prazo de 15 anos. A entrega da unidade está prevista para 2013. A concorrência foi disputada por sete empresas, entre elas a Golar, Dynamo e Hoegh.

A embarcação será instalada no terminal de regaseificação da Baia de Guanabara, em substituição ao Golar Winter. Este, que tem capacidade de 138 mil m3 de GNL, será remanejado para o novo Terminal de Regaseificação de GNL da Bahia (TRBA), com previsão de operação para 2014.

Com as informações – Energia Hoje

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta