Pesquisas da Petrobras descobrem rio subterrâneo no Amazonas

0

Cientistas brasileiros descobriram a existência de um rio subterrâneo de cerca de 6 mil km de extensão, que corre por baixo do rio Amazonas a uma profundidade de 4 mil m, informou nesta quinta-feira o jornal O Estado de S.Paulo. A descoberta foi possível graças às pesquisas feitas em 241 poços que a Petrobras perfurou na região amazônica entre os anos 1970 e 1980 em busca de hidrocarbonetos, indica o estudo publicado pelo jornal, que foi realizado pelo departamento de Geofísica do Observatório Nacional.

Essas águas subterrâneas correm a cerca de 4 mil m de profundidade em um curso similar ao do Amazonas e têm uma vazão média calculada em cerca de 3 mil m³/s. Esta vazão representa apenas 3% do que se calcula para o rio Amazonas, que tem suas nascentes na floresta peruana, desemboca no oceano Atlântico no extremo norte do Brasil e é considerado o rio mais longo do mundo, com uma extensão de 6,8 mil km.

Os pesquisadores decidiram batizar o rio subterrâneo de Hamza, em homenagem ao cientista de origem indiana Valiya Mannathal Hamza, que estuda a região há mais de 40 anos.

Com as informações – EFE

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta