O Portal Marítimo quer saber que você é e o que você pensa, leitor!

67
405

Participe desta enquete. Sabendo quem é você e o que você pensa, certamente poderemos melhorar nosso trabalho atendendo nosso público de uma maneira toda especial e direcionada.

Por Equipe Portal Marítimo

67 COMMENTS

  1. Olá, me chamo Karine e tenho 16 anos…penso mt em entrar p marinha mercante….mas pessoas me aconselham a fazer curso tecnico de enfermagem antes, p entrar como oficial…mas ñ gosto dessa parte, queria trabalhar em outro setor…queria uma dica se possível. Beijos!

    • karine, não precisa ser um curso especifico enfermagem vc pode fazer outro curso tec.eletrica tec segurnça do trabalho e fazer o CAAQ,boa sorte.

    • Karine, já que tens 16 anos, porque vc não tenta a EFOMM, pesquise na net e saiba como ingressar na Marinha Mercante, mas antes pesquise os pontos favoraveis e desfavoraveis, relavantes a profissão.
      Todas as felicidades.

  2. Boa noite, antes de tudo parabéns pelo sensacional portal, sempre repleto de matérias interessantes.
    Sou piloto de helicóptero, fazendo o transporte do pessoal do continente para as plataformas.
    Abraço.

  3. Olá! Chamo-me Claudemir, sou Segundo Oficial de Náutica e estou trabalhando em rebocador na Bacia de Campos. Nosso trabalho é Oil Recovery.
    Parabéns pelo Portal!

    Um abraço!

  4. Bom dia! Me chamo Micheline Miranda, sou formada com o nível superior em administração de empresas e sonho em trabalhar na marinha mercante.

    • Olá Micheline, verifique as possiveis oportunidades q/ vc pode ter no site do CIAGA. Neste site há varios cursos q/, num deles vc vai conseguir entrar p/ Marinha Mercante. No entanto, se vc tem até 24 anos, sugiro q/ vc tente a EFFOMM(Oficiaias da Marinha Mercante). Agora no inicio do ano haverá muitos cursos abertos(CFAQ II/III, CAAQ, EFOMM)
      BOA SORTE!

    • Micheline saiba que vc.ja tem uma chará como of.de nautica curso que vc.pode fazer pois quem tem formação em administração e ou informatica pode fazer o curso chamado ASON no ciaga – Rio , entre no site > http://www.ciaga.mar.mil.br/cursos ason apartir do primeiro dia util de janeiro fique atenta digo colada no site, boa sorte e não deixe ninguem dizer que não é bom para para vc.pois é vc. que se valoriza e sabe o que precisa e a onde quer chegar . um abraço .

  5. morei 12 anos nos EUA como carreteiro e tenho o ingles quero tentar uma nova vida no campo profissional…podem me orientar …agradeço

  6. boa tarde meu nome e adevaldo e sou marinheiro auxiliar meu sonho e poder,trabalhar em uma embarcação maior mas as empresa não dão oportunidade para auxiliar eu tenho esperiência ja trabalhei 2 anos como marinheiro auxiliar.mas vou continuar tentando realizar meu sonho.gostaria de uma resposta de alguma empresa será que marinheiro auxiliar de convês nãe uma profisão?

    • Adevaldo, Você não é o único nesta situação! Eu sou moço de convés com todos os certificados em dia,formado pela CPSE e com formação técnica em eletroeletrônica e telecomunicações, estava trabalhando para uma terceirizada da Petrobras, e solicitei um acordo com a ilusão de conseguir um embarque em qualquer coisa que flutue, para a minha surpresa neste ramo só embarca quem é indicado… a revolta é tanta que tenho vontade de rasgar a minha CIR! Desculpe o meu desabafo mais esta é a realidade.
      Desejo boa sorte a todos!

  7. Adevaldo, tente fazer o CFAQ, pois os auxiliares só podem lotar embarcações pequenas e em interior de porto. Infelizmente é a norma, não depende só da vontade das empresas, apesar de algumas abusarem dessa norma

  8. Boa tarde!
    Meu nome é Claudia Marcia, gostaria de saber se para a profissão de taifeiro é preciso tirar a carteira marítima e como fazer casa seja necessário, e quais as empresas de navegação para contratação, pois gostaria de enviar currículos, se possível para navios e não plataforma obrigada.

    • Prezada Claudia
      Além do curso de Garçom, reconhecido pelo MTE, que pode ser feito nos SENACs, você precisa fazer o Curso do CFAQ, que é o Curso que vai te qualificar como Aquaviária.
      Boa sorte e esperamos que em breve você possa estar fazendo parte de nossa gloriosa Marinha Mercante.

      • Olá Rodrigo, Claudia e leitores, sou cozinheiro marítimo.
        Para q/ mora no RJ, o SENAC da rua Stª Luzia no Centro do RJ, tem um curso especifico de Taifeiro p/ Offshore e o SENAI da Tijuca tem de Cozinheiro, ambos com curto tempo de duração e valores q/ podem ser parcelados(os cursos são necessarios se caso não houver experiência comprovada de garçom p/ taifeiro ou cozinheiro, minimo 2 anos).
        Se vc não tiver a experiência faça o curso, procure a Capitania dos Portos mais próxima no inicio do ano e faça o CFAQ II/III, onde vc estará apta a tripular navios. Sugiro q/ faça o curso de cozinheiro pq paga mais além da mão de obra ser mais qualificada.
        Espero q/ a dica do Rodrigo e a minha tenha ajudado.
        SENAI RJ 4002-0231
        SENAC RJ 4002-2002
        BOA SORTE!!!

  9. Passei a acompanhar o Portal Marítimo a pouco tempo, ainda estou me familiarizando e tenho gostado muito, principalmente em acompanhar as oportunidades de emprego(como da Opmar) e rastrear os navios e ficar p/ dentro do q/ acontece no mundo marítimo.
    Será q/ ñ saber falar inglês é q/ mais interfere de conseguirmos uma vaga em uma das grandes empresas maritímas(as q/ pagam melhor)?
    Sou cozinheiro a 1 ano, estou empregado e querendo mudar de empresa q/ pague mais.
    Um abraço a todos!

  10. Oi meu nome é Daniela,e eu fiz curso para soldador mas até agora não consegui trabalha,porque ninguem dá oportunidade para quem não tem experiência na carteira.Eu admiro muito a empresa Engevix gostaria muito de ter uma oportunidade para trabalhar com eles.

  11. oi me chamo arialdo, tenho experiência como taifeiro da marinha mercante tenho todos os Cursos gostaria de uma oportunidade fone : (085) 96202533 obrigado.

  12. JOELSON DIAS MOC- MERCOSUL LINE a 1 ano ingressei na marinha mercante.além de ter trabalhado a anos em terminais portuarios,com formacao em adm. e comex.exterior.
    concordo com alguns comnentarios acima a dificuldade em conseguir algo sem experiencias todo ano a marinha insere varios formados no cfaq-mas ao amesmo tempo a dificuldade de ser contratado.

    • falai otavio
      blz
      aqui e o wanderson,acabei de me forma em moço de conves na capitania de itacuruça.
      tenho nivel superior
      estou fazendo ingles
      gostaria de uma oportunidade.
      se puder me ajudar,nao tenho nenhum padrinho magico

  13. Boa tarde pessoal!

    Meu nome e Ronaldo e me formei no primeiro semestre em RADIO OPERADOR-GMDSS.

    Tenho todos os requisitos e certificados para a funcao (menos o curso csn 014) e sou fluiente em Ingles.

    Estou tentando oportunidade de emprego mas ainda nao consegui.

    Alguem pode me ajudar?

  14. BOM DIA. FIZ UM CURSO DE SOLDADOR DE ESTRUTURA ELETRODO REVESTIDO E MIG/MAG PELO PROMINP/SENAI, GOSTARIA DE ENTRAR PARA O RAMO MAIS E MUITO DIFICIL, POIS NÃO TENHO EXPERIENCIA. GOSTARIA DE UMAS DICAS DE COMO FAÇO PARA CONSEGUIR ENTRAR PARA A AREA. E TAMBEM SABER SE O COMPLEXO EM ALGUM MOMENTO VAI APROVEITAR OS ALUNOS DO PROMINP E DAR OPORTUNIDADES PARA OS MESMO. OBRIGADO.

  15. Difícil Beatriz, apesar da Petrobrás lançar programas de qualificação de Mão de Obra, depois de qualificado o Trabalhador esbarra com a seguinte questão, os cursos oferecidos preparam a mão de obra, mas ainda não há vagas para todos e infelizmente quem investiu seu tempo e dinheiro nesse projeto pessoal ainda tem que enfrentar as longas filas de espera nas empresas pois as primeiras vagas são ocupadas inicialmente pelos parentes e amigos dos fiscais da Petrobrás que cavam vagas para suas famílias ( Filhos, Sobrinhos ) junto as empresas contratadas que eles fiscalizam. MPT peçam a listagem dos fiscais da BR e empresas e comparem os funcionários e vejam a facilidade dessas pessoas em se encontrar no Mercado de Trabalho, mais uma vez fazendo o processo de entrada ser viciado e nada Honesto com todos!!! Quem poderá ajudar o Trabalhador???

  16. olá,eu me chamo:ROSITO,tenho esperiencia do serviço maritimo aqui na
    Amazonia,em embarcações da nossa região,gostaria de engreçar na
    marinha mercante,gostaria de saber os requisitos,será que tenho chance
    quais os cursos a ser feitos;tenho documento maritimo fluvial de contra
    mestre.

  17. Olá ! boa noite a todos! fiz um curso de soldador mig,tig,eletrodo pelo senai aqui na Bahia, em sao roque do paraguaçu no propio canteiro de obbras da petrobras onde estao sendo reformadas algumas plataformas e sendo construidas a p59 e a p60. isso atravez do prominp tive pontuaçao acima de 9,0 fui lider de turma, mesmo o nosso curso sendo dentro do propio canteiro petrobras, com a odebrech,utc engenharia,e queiroz galvao,e eles todos odias colocando de 30 a 40 soldadores e outros cargos..nao tiveram a a dignidade de nen nos mandar fazer testes pra entrar nen como meio-oficial ou ajudante ou outra coisa qualquer! hoje 2anos depois ainda nao estou empregado,pois nos esbarram na experiencia em carteira! preciso soldar pra ganha a vida! e de uma oportunidade! disposiçao pra viajar eu tenho! 71 9992-8200

  18. Sou Moço de Convés e já fui embarcado por 3 Três anos em navio de Guerra( Marinha do Brasil). Gostaria de uma Oportunidade, sou Técnico em Eletroelétronica e Telecomunicações.Estou disponivel para o Brasil e o Mundo!!! CIR e Todos os Certificados em dia.

  19. Parabens por essa iniciativa do portal em querer saber quem somos, pois isso nos permite uma apresentação pessoal e profissional que em muitas vêses gera oportunidades.
    Vou voltar a comentar e contribuir na medida do possível
    para o portal.

    Sou Engº Mecânico de Sistema Industrial e Construtor Naval, com 41 anos de experiência e na ativa. Estive há poucos meses em Singapura e Corea do Sul e ouví críticas ao Brasil tais como o Brasil não tem tecnologia para construção de embarcações de grande porte e especiais e eu dizia temos e vamos mostrar ao mundo e estamos mostrando vêjam o N/M CELSO FURTADO, e vêjam o navio da Vale construido na COREA DO SUL, primeiro carregamento no Porto de Itaqui e está se partinda isso é tecnologia? Vamos Lá Brasil.

  20. Olá! Meu nome Afonso, e tenho 36 anos sou formado em eletroeletrônica e telecomunicações, e sou marinheiro de formação naval (Escola de Apredizes-Marinheiro) recentemente concluir o curso de CfaqIII, só que as oportunidades não estão aparecendo ,
    Parece que pra entrar no sistema você tem que ter um QI! Trabalhava em uma terceirizada da Petrobras na área de instalação e manutenção da rede de Dados e voz (TI/TECOM) e percebi que a maioria dos moços e marinheiros não tinham tanto conhecimento técnico profissional, mais o fato de ter a experiência de embarque conta muito, dificultando muito o embarque de
    Espero que isso mude um dia! Se por acaso houver alguma vaguinha nem que seixa para limpar e pintar o navio estamos aí.

    Obs: todos os certificados em dia, cir Ok

  21. Trabalho em uma empresa de Logística como sócia-proprietária, que atendem as empresas de trasnporte marítimo de Santos, leio sempre as reportagens, são muito interessantes e ajudam muito em meu trabalho, pois mantenho contato com armadores marítmos do mundo todo.
    Parabéns!

    • Então não seria uma boa hora para firmar uma parceira de patrocínio com o Portal, Marilia? Pense bem nos benefícios e olhe nossos patrocinadores. Sua imagem exposta aqui seria uma bela fonte de negócios para você.Havendo interesse, basta mandar-nos um e mail.
      Obrigado por visitar-nos e tenha um ótimo dia.

  22. eu sou apenas uma pessoa querendo trabalhar na area maritima como motorista ou guarda portuario ou qualquer area de minha função, curso de policial militar por 4 anos, segurança pessoal por 4 anos e em todas como motorista e ostensivo.

  23. NÃO ANDO À PROCURA DE EMPREGO ,MAS SIM DUM LUGAR DE PASSAGEIROS NUM NAVIO DE MERCADORIAS QUE FAÇA ESCALA EM RIO GRADE (RS ) BRASIL.COMO DEVO FAZER ?

  24. NAIF SALHIYA
    Soldador de tubo com experiência em navio em alto mar, estaleiro(Porto Alegre), procurando oportunidade de mostrar minha capacidade.

  25. Sou Gilson tenho 36 anos, técnico de Enfermagem e acabei de fazer técnico de Enfermagem do trabalho, sei que devo fazer o CFAQ, vi pela NET. com a enfermagem da para entra na área off shore fator idade?
    O curso CFAQ da para ingressar na área ou devo fazer outros?

  26. Venho por esta pedim mais exclarecimentos sobre como preencher meu curriculum por não estou tendo asseço a entrado para o prenchimento.Grato pela atenção.se tiverem um telefone para que eu possa entrar em contato.

  27. Sou diretor da Escola Técnica “Acácio de Paula Leite Sampaio”
    da Prefeitura de Santos-SP.
    Temos cursos técnicos de petróleo e gás; logística e contabilidade.
    O Portal traz matérias muito úteis para dois de nossos cursos.
    Recomendo sempre aos alunos que cadastrem seus CVs no vosso portal
    Assino o portal também porque atuei como prof. instrumentação e automação durante muitos anos, incluindo a área de óleo e gás. Oleo e gás no Brasil depende de apoio offshore.
    Prof. Waldemar de Oliveira Jr.

  28. Ola sou torneiro mecanico e ferramenteiro , soldador Mig Tig e eletrica,formado pelo SENAI mao de obra com prescisao ha mais de 10 anos tenho muito desejo de fazer parte dessa equipe, pra onde q devo enviar meu curriculum …

  29. Oi, sou Mestre de Cabotagem, Queria saber quais as empresas de plataformas que atuam na área de macaé. Como se faz para enviar currículos p/as mesmas, gostei muito do portal do marítimo. Obrigado.

  30. Olá sou técnico eletronico,tenho vasta experiência em equipamentos e instalações eletroeletrônicas.
    Também sou formado em administração, e gostaria de avaliar a possibilidade de uma nova oportunidadde de trabalho.

  31. Estou fazendo o curso de automação industrial e inglês no rio de janeiro e gostaria de saber como faço para ingressar na marinha mercante ?

  32. Ola, sou formada em Relacoes Internacionais e sou piloto. Analiso bastante a possibilidade de uma vaga para trabalhar com voces. Gostaria de ganhar experiencia e desempenhar todo meu potencial e dedicacao no emprego.

  33. Olá ! Meu nome é Christianne, tenho 17 anos, estou fazendo curso tecnico em enfermagem, gostaria de saber se eu posso ingressar na marinha como tecnica de enfermagem, e como eu faço para poder ingressar? Agradeço desde já! Bjs …

  34. Olá!
    Meu nome é Andrine, sou acadêmica de enfermagem, me formo ano que vem e pretendo fazer o curso pra CFAQ II/III e gostaria de saber o que é enfermeiro com equivalência 5, como fala no portal mercante?
    Desde já agradeço!

  35. Boa meu nome é Felipe,gostaria de saber estou fazendo curso tecnólogo de automação industrial , posso fazer asom.quando termina
    desde ja agradeço

  36. Olá sou Marinheiro – Recurta e terei que prestar serviço um ano, quero muito continuar e fazer também algum curso técnico para virar cabo, mais também gostaria de fazer a prova para rebocado, também. posso estar no serviço militar e mesmo assim fazer a prova pra rebocador? obrigado desde já

  37. Gostaria de lêr sobre uma reportagem pela qual conheci o PORTAL, que foi sobre a garantia de folga para contratados da PETROBRAS da mesma forma que os próprios que são de 14 X21 enquanto contratado que trabalha 14 X 14.

Deixe uma resposta