Não há acordo final com PDVSA, diz Petrobras

0

A Petrobras negou que já exista um acordo final para a participação da petroleira venezuelana PDVSA na Refinaria Abreu e Lima, que está sendo construída em Pernambuco. Em comunicado, a estatal brasileira disse que ainda está em negociações com a PDVSA para eventual definição da sociedade.

Na semana passada, o Presidente venezuelano, Hugo Chávez, falou por telefone com a Presidente Dilma Rousseff e, entre outros assuntos, tocou na questão da refinaria, cumprimentando a brasileira por um acordo alcançado entre PDVSA e Petrobras.

O Porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, não deu mais detalhes sobre o assunto quando comunicou os jornalistas sobre o telefonema. “Para viabilizar a entrada da PDVSA na sociedade, é necessário que esta adquira 40 por cento das ações da Abreu e Lima, se responsabilizando ainda por 40 por cento da dívida contraída, assim como por todas as obrigações contratuais resultantes desta, incluindo as garantias exigidas pelo BNDES”, disse a Petrobras em comunicado. “… a Petrobras confirma que está negociando com a PDVSA uma data limite para realizar a transação acima descrita… Todas as informações referentes à entrada da PDVSA como sócia na Abreu e Lima serão divulgadas pela Petrobras no momento que esta seja efetuada”, acrescentou a nota.

A refinaria está em construção em Pernambuco e terá capacidade para processar 230 mil barris de petróleo por dia. As últimas estimativas da Petrobras situam o investimento total no projeto em aproximadamente 25 bilhões de reais.

Com as informações – Marcelo Teixeira / Reuters

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta