Leilão do Pré-sal só sai em 2012

0
102

O Governo brasileiro deverá ofertar no segundo semestre de 2012 áreas de exploração de petróleo e gás na camada pré-sal, informou o Ministério de Minas e Energia.

De acordo com o Secretário-Executivo do Ministério, Marco Antônio Martins Almeida, o Governo vai esperar a definição da cobrança de royalties das áreas do pré-sal pelo Congresso Nacional para então elaborar os contratos com base no modelo de partilha de produção e leiloar os blocos.

O Ministério de Minas e Energia tinha previsto inicialmente que a primeira licitação de áreas do pré-sal ocorreria neste ano, mas o atraso na definição de aspectos como os royalties levou ao adiamento. Segundo o Secretário, é natural que o Governo demore um pouco para conceder as áreas, já que se trata de um novo modelo de exploração de petróleo.

“A primeira vez sempre é difícil, a gente espera construir um cenário em que a gente consiga realizar no terceiro trimestre, segundo semestre melhor dizendo, fazer a primeira rodada (do pré-sal)”, afirmou.

Uma das áreas com potencial de ser colocada no primeiro leilão do pré-sal é Libra, uma das maiores descobertas no pré-sal de Santos.

Com as informações – Reuters

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta