OGX recebe Licença de Instalação para TLD em Waimea

0

A OGX, empresa brasileira de óleo e gás natural responsável pela maior campanha exploratória privada no Brasil, recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) Licença de Instalação (LI) referente ao Teste de Longa Duração (TLD) e Desenvolvimento da Produção de Waimea, no bloco BM-C-41, na Bacia de Campos. A OGX detém 100% de participação nesse bloco. Após a concessão da licença, a companhia iniciou a instalação dos equipamentos para o começo do TLD em Waimea.

“Com o recebimento desta LI, iniciamos imediatamente a instalação dos equipamentos submarinos e do sistema de ancoragem do FPSO OSX-1 na acumulação de Waimea, partindo assim para a última etapa do processo rumo à produção”, comentou Paulo Mendonça, Diretor Geral e de Exploração da OGX.

A instalação dos equipamentos submarinos será feita através do barco Aker Wayfarer, que tanto tem capacidade de instalar o sistema de ancoragem do FPSO OSX-1, quanto de interligar as linhas flexíveis. Para iniciar a ancoragem, as estacas são cravadas uma a uma e suportam a boia através de amarras e cabos. Finalizada essa ancoragem, inicia-se a interligação das linhas flexíveis à boia que será posteriormente conectada ao FPSO.

A acumulação de Waimea, que está em águas rasas da Bacia de Campos e foi descoberta pelo poço pioneiro OGX-3 em 18 de dezembro de 2009, tem seu TLD previsto para iniciar no prazo excepcional de cerca de 2 anos após a descoberta, através do poço horizontal OGX-26HP, que já se encontra pronto para esse teste.

Por Redação Portal Marítimo

Deixe uma resposta