Dia Marítimo Mundial no CIAGA

3
251

Na última quinta-feira, nossa equipe marcou presença na comemoração do Dia Marítimo Mundial, no CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha). Desde a criação do Portal Marítimo, somos gentilmente convidados para o evento pelo Comandante, Contra-Almirante Dibo, por quem temos grande estima.

Como em todos os eventos do CIAGA, a presença do corpo de alunos da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) estava lá abrilhantando mais ainda o dia através de suas fileiras e colunas, apesar do sol escaldante que fazia. Além dos alunos, o evento contou com a presença das principais autoridades marítimas.

O maçarico estava ligado no céu, mas o CA continuava lá, impecável! Os grandes anfitriões da solenidade.

Entre as figuras mais interessantes da Marinha Mercante, tivemos o prazer de encontrar o OSM Américo Gagliardi, que nos esclareceu o equívoco sobre a vaga divulgada pela Wilson Sons, nos pedindo a gentileza de corrigí-la. Alteração devidamente feita, Chefe! Assim como com o OSM Gagliardi, tivemos o prazer de ter agradáveis conversas com muitas pessoas importantes no nosso meio, como por exemplo o CMT Menezes, da Transpetro, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Leal Ferreira, CMT Hildelene, também da Transpetro além, claro, do lendário Professor Barreto, presença sempre indispensável nos eventos do CIAGA.

Rodrigo Cintra e Professor Barreto: "A Marinha Mercante precisa de vocês!"

A mensagem do Secretário Geral da IMO, Efthimios E. Mitropoulos, foi lida pelo Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, Álvaro José de Almeida Júnior. O tema escolhido para o texto foi a pirataria, em cuja abordagem cronológica e estatística, trazia também o fato de que a mesma foi eleita como tema central dos trabalhos da organização para este ano, e por quanto tempo for necessário. A IMO se mostrou realmente preocupada e engajada na tentativa de eliminar este mal que assola a nossa Marinha Mercante. 

O texto, inclusive, conta com a ressalva às companhias de navegação, alertando-as de que seus navios devam seguir sempre as diretrizes da organização, que aconselhou o resguardo dos navios com menor velocidade e pouca borda livre.

O evento também serviu de enredo para a condecoração do CLC Nilson Ferreira Nunes Filho, com o Distintivo de Comodoro. O CMT Nunes tem mais de um milhão e seiscentos e setenta mil milhas navegadas e totaliza mais de 14 anos e seis meses no comando de navios com mais de 10.000 AB. Incluem-se em seu vasto currículo, o comando dos navios “Jundiá”, “Potengi”, “Pirajuí”, “Itajubá”, “Lindóia”, “Carangola”, “Nilza” e “Diva”.

Rodrigo Cintra, Editor-Executivo do Portal Marítimo e CMT Nunes: "Parabéns, Comandante!"

A chave de ouro que encerrou a comemoração foi o plantio de três ipês pelas autoridades marítimas presentes, na parte de trás do prédio do comando, onde foi feito um memorial aos heróis da Marinha Mercante à época da segunda guerra mundial, além do Coral da EFOMM, que cantou a Canção da Marinha Mercante.

Coral da EFOMM cantando a "Canção da Marinha Mercante"

A equipe agradece a hospitalidade com a qual sempre somos recebidos no CIAGA e deixa um abraço especial aos Alunos Robson, William Cavalcante, Vanessa e Beatriz, que já são grandes amigos do Portal Marítimo.

Saudações marinheiras! Até segunda!

Por Marcus Lotfi

3 COMMENTS

  1. Prezados,
    Esqueceram de mencionar a presenca gloriosa da Profa. Dra Eliane Martins Octaviano e seus alunos da Pos Graduacao em Dir. Maritimo da UNISANTOS

  2. É sempre uma honra poder contar com a presença dos integrantes do Portal Marítimo na nossa Escola.
    Que possamos fomentar grandes projetos e parcerias unindo a EFOMM a este blog.
    Grande abraço.

Deixe uma resposta