Petrobras e Shell fazem parceria na Tanzânia

0
114

A Petrobras anunciou nesta terça-feira que vendeu a uma subsidiária da multinacional Shell a metade dos direitos para explorar petróleo em dois blocos em águas profundas na Tanzânia.

A subsidiária Petrobras Tanzânia Ltd. passará a contar com Shell Deepwater Tanzânia BV. como sua sócia no país africano, transação que já foi aprovada pelas autoridades locais, afirmou comunicado da petrolífera brasileira.

O acordo permite a Shell assumir 50% dos direitos sobre os blocos 5 e 6, duas áreas localizadas no oceano Índico na costa da Tanzânia, onde o mar tem uma profundidade que varia entre 600 e 3 mil metros.

A Petrobras, que era proprietária de 100% dos direitos, continuará como operadora nos projetos. A empresa atua na Tanzânia como operadora da estatal Tanzanian Petroleum Development Corporation (TPDC), que é a concessionária dos dois blocos.

“Com a associação, a Petrobras tem a possibilidade de agregar ao projeto a experiência de sua sócia e reforça a confiança no potencial da região, que é considerada uma fronteira exploratória”, afirma o comunicado.

A Petrobras começou a perfurar um poço no bloco 5 em agosto, após um estudo sísmico que permitiu identificar prospectos com potencial para achar gás. A companhia ainda realiza estudos no bloco 6.

A petrolífera brasileira começou a operar na Tanzânia em 2004, quando assinou um contrato com a TPDC para explorar o bloco 5 e dois anos depois assinou outro documento para estender sua atuação ao bloco 6.

“A África está entre as prioridades para os investimentos internacionais do Plano de Negócios da Petrobras”, afirma a companhia, que também opera em Angola, Benin, Gabão, Líbia, Namíbia e Nigéria.

As operações na Tanzânia foram as primeiras da empresa brasileira no litoral oriental da África.

A Petrobras, líder mundial em exploração de petróleo em águas profundas, também tem operações na maioria dos países da América do Sul, no Golfo do México e no Oriente Médio.

Com as informações – Exame

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta