♪ Banho de petróleo é muito legal…Debaixo do petróleo eu vou curando desse mal… ♫

0
430

Navegando pela internet, fico sabendo de um monte de coisas. E parece que a curiosidade do título é séria mesmo! Dizem que é terapêutico e pode curar várias doenças. Existe até uma clínica especializada neste tratamento que atrai gente de todas as partes do mundo. Você toparia um banho de petróleo?

O Azerbaijão é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo e na cidade de Naftalan, o óleo negro é abundante de tal forma que escoa da terra para fora. Esse excesso permite que ele seja usado com os mais variados propósitos, um deles é o terapêutico banho de petróleo.

Rola não??

O local é a Clínica Naftalan, famosa por receber enfermos de várias partes do mundo, incluindo gente da europa e dos emirados árabes, quer dizer…Não é pouca coisa, não.

Os médicos da clínica dizem que o banho de petróleo cru pode tratar mais de cem doenças, incluindo reumatismo, artrite, doenças de pele e problemas neurológicos (!).

Além disso, a terapia consiste em mergulhar o corpo numa banheira de óleo cru numa temperatura de 40°C, o que torna o banho relaxante, já valendo a experiência, na minha opinião.

O problema é que ele contém quase 50% de naftaleno, um hidrocarboneto considerado cancerígeno pela legislação da União Europeia. Então, as sessões não podem durar mais do que 10 minutos.

A maior parte do óleo é preparado para o uso nos banhos, mas também existem outros tratamentos disponíveis. A resina de petróleo bruto, por exemplo,  é extraída e aplicada nos membros do paciente, auxiliando o sistema nervoso e o sangue e aliviando dores nas articulações.

Embora, de acordo com a equipe da Clínica Naftalan,  os pacientes sejam muito bem lavados após o mergulho no óleo, todas eles ainda carregam algumas gotas dele aonde quer que vão. Além disso, a pele continua a exalar resquícios do petróleo por um período de dois a três dias.

Imagina um desses grudado na sua canela?

Outra peculiaridade deste óleo que leva o mesmo nome da clínica é que ele é muito pesado para ser usado industrialmente. Longe dos interesses das indústrias, o Naftalan fica livre para ser usado em ambiente terapêutico.

E aí, rola? Assista ao vídeo!

Um forte abraço, pessoal! Até amanhã!

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta