Petrobras busca parceiro no Japão

0

A Petrobras está em busca de um possível parceiro asiático para sua filial japonesa de refinaria de petróleo, a Nansei Sekiyu KK, disse um executivo da empresa nesta quarta-feira.

A empresa está atualmente em negociações com algumas empresas e está procurando um parceiro para fornecimento de petróleo bruto e para comprar o óleo combustível, disse Osvaldo Kawakami, Gerente Geral da Petrobras no Japão, no intervalo da Semana Internacional de Energia de Cingapura. 

Ele não quis dar um prazo para a decisão ou sobre o quanto em participação seria vendido, acrescentando que isso dependerá do parceiro. 

Esperava-se que a empresa tomasse uma decisão até o final do ano passado sobre a possibilidade de reviver um plano para atualizar a refinaria no Japão e intensificar as exportações do produto para a China. 

Kawakami disse que qualquer decisão sobre novos investimentos e expansão só será feita quando a empresa encontrar um novo parceiro. 

A empresa está processando 80 mil barris por dia de petróleo bruto, de uma capacidade de 100 mil. De sua produção, 30% é o óleo combustível, que é usado para geração de energia no Japão. 

A empresa brasileira virou proprietária absoluta da refinaria no Japão depois de comprar a participação de 12,5% de trading japonesa Sumitomo Corp casa. A Petrobras vislumbrava usar a unidade como parte de um centro de distribuição para venda de petróleo ao mercado asiático.

Com as informações – Reuters

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta