Falta de oficiais – Leitor coloca a boca no trombone

0
712

Fatos concretos fazem o argumento dos armadores, de falta de mão de obra brasileira, desabar. Os mesmos fatos comprovam a busca por mais lucros.
Que fatos são estes?

A Norskan (SKANDI) e a Finarge, recentemente, demitiram Comandantes e Chefes de Maquinas brasileiros e os substituiu por estrangeiros, apos flag out das Embarcações.

Se faltasse profissionais, eles seriam reaproveitados em outras embarcações e não simplesmente demitidos. E disseram a esses profissionais, na cara dura, que eles custam muito caro às Empresas. Ou seja visam mais lucro.

Um levantamento do MTE poderia constatar isso facilmente. O próprio Sindmar poderia dispor desses dados mediante levantamento das homologaçoes de demissões.

Eu mesmo fui discriminado em um processo de contratação da Technip apos o processo quase concluido, por nao possuir Certificado DP full do NI, com o processo ja em andamento e a aprovação do NI para o Certificado que hoje ja possuo, mesmo de posse do malfadado Certfiicado 1038, sendo que na vaga que eu ocuparia no navio está ocupada por um Filipino.

Mas não estaria faltando mão de obra brasileira?

O pleito dos armadores não seria falacioso se não se baseasse em um argumento falso.

Contratar a USP para fundamentar uma conclusão já escolhida, prescinde de transparência e independência. No estudo apresentado foi apresentada a análise epistemológica, necessária a qualquer estudo científico.

Desafio a qualquer armador do setor a provar o que dizem utilizando os dados estatísticos de demissões versus contratações, no nível Comandantes e Chefes de Máquinas.

Estrangeiros são contratados para comandar embarcações AHTS com bandeira de conveniência sob a alegação de que só eles têm experiencia para operações do tipo lançamento de torpedo.

Como é possivel isto se o torpedo é uma invenção nacional, da Petrobras?

Sei que muitos não gostam da expressão mas O PETROLEO É NOSSO.

Nada mais justo do que marítimos brasileiros prosperar junto com o Brasil.

A situação hoje é que as Empresas, orientadas pela ABEAM, estão se aproveitando da ineficácia ou falta de fiscalização e simplesmente ignorando a RN 72. A 80 não ignoram porque envolve Polícia Federal.

Se a Autoridade Marítima quiser, não se omitir, constata isso em uma rápida consulta as listas de tripulantes (crew lists).

Texto do leitor Edmilson Fraga

Por Redação Portal Marítimo

1 COMMENT

  1. Isto foi uma realidade, ainda mais em uma destas empresas foi trocado os eletricistas brasileiros por filipinos, argumentando menor custo e periodos maiores a bordo.

  2. Infelizmente muitas empresas estão tomamdo esse caminho.Fiquei sabendo que a Odebrecht também fez o mesmo com os OIMs brasileiros ,contratando estrangeiros para tais posições.
    Que vergonha!

  3. é verdade mais o que escuto sobre a RN72 e que não vai pegar e como em terras tupiniquins tudo acaba em piza ou propina para outros . dinheiro na cueca , dinheiro na meia , dinheiro na peruca , dinheiro num aperto de mão etc…….
    este é o brasil terra de corruptos. a vale lembrar as eleições estão ai , lembre que vc vota no seu amigo conhecido e elege o corrupto junto . vamos todos anular os votos . não vote branco pois vai para eles !!!! vote NULO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Concordo plenamente no voto nulo!Essa questão de contratações de mão de obra externa, isso cabe aos Sindicatos através de apoios políticos, que infelizmente nesse país tem que envolver algum político, para colocar o pé na parede e proibir essa situação.Estamos voltando aos tempos antigos, em que, as empresas para aumentarem seus lucros, contratam mão de obra de países vizinhos e até chineses, que é bem mais barata.
      Não trabalho na área marítima, mas , pretendo. Sou tecnico em Seg. do Trabalho pretendo ingressar na área marítima, mas quando vejo que a tendência do mercado está ficando dessa maneira, isso mim tras desânimo.

  4. A RN 72 não corre o risco de cair porque envolve renuncia fiscal e o atual governo não abre mão de nada neste sentido pois precisa passar pelo crivo do Mantega. Mas o que vai acontecer é a famosa vista grossa e o velho jogo de empurra sobre a responsabilidade de fiscalizar. Quem sabe se não se consegue interesse da equipe de jornalismo do Fantástico. As coisas por aqui tem funcionado assim.

    • prezado fraga vamos nos mobilizar junto a todo segmento marítimo para votar-mos NULO nas eleições e uma GREVE GERAL EM TODA A MARINHA MERCANTE para acabar de vez com a farra dos gringos, e por em prática a RN72 À NOSSO FAVOR ESTAMOS INDO PARA O CRACK BRASILEIRO( QUEDA DA BOLSA DE NOVA YORK EM 1929 NOS EUA CRISE ESMAGADORA QUE HOJE É POTÊNCIA E NÃO PERMITE EM HIPÓTESE NENHUMA QUE ESTRANGEIROS AMEACEM À MÃO DE OBRA DELES E ELES TAMBÉM INVADIRAM O NOSSO PAÍS NA ÁREA MARÍTIMA) NÃO TEMOS SINDICATOS, GOVERNO, REPRESENTANTES, E SÓ INIMIGOS À COMEÇAR PELA PEROBA A GRANDE NAVE MÃE DO ABSURDO. O FANTÁSTICO DA GLOBO NÃO RESOLVE O PROBLEMA É GREVE GERAL, AMPLA E IRRESTRITA DOS VAPOZEIROS CASO CONTRÁRIO OS GRINGOS VÃO APOSSAR DOS NOSSOS LUGARES E ADEUS SETOR MARÍTIMO AQUAVIÁRIO!
      À MÍDIA POUCO SE IMPORTA COM A NOSSA CLASSE SOMOS EXTRA-TERRESTRES PARA TODOS OS SEGMENTOS FORA DO MARÍTIMO ENTÃO SÓ EXISTE UMA SAÍDA: GREVE GERAL EXIGINDO QUE SE CUMPRA A RN 72 QUE A PRESIDENTA DO BRASIL DILMA ROUSSEF BAIXE UMA MEDIDA PROVISÓRIA EXPULSANDO SOMENTE ÀS AMEAÇAS DE MÃO DE OBRA ESTRANGEIRAS QUE ESTÃO TOMANDO ÀS NOSSSAS VAGAS
      SDS MARINHEIRAS DO CABELUDO!

  5. puxa vida a eu fico cada vez mve mais desanimado essa situaçao pq eu sou fluvial e desejo cambar pro maritimo so q opessoal q ja estao estao nessa situaçao como eu vou ter uma chanse fica muito dificil e desanimador vai ai o meu desabafo

  6. Pessoal!

    Essas denuncias do descaso com o profissional brasileiro so dara resultado se aparecer na midia! Hoje o ingresso de gringo no brasil para trabalhar no offshore ta crescente! vamos denunciar, galera do site, por favor entrem em contato como o fantastico! so assim pra resolver essa situação.

  7. Concordo com o Jorge Cardoso.Eu já entrei no site do fantástico e fiz a denuncia.Se mais gente fazer o mesmo acho que eles vão fazer uma reportagem.

    • é não sei se o fantástico vai esta interessado em noticiar contra o governo que ele esta apoiando .
      acho que temos sim é fazer a famosa greve padrão dos funcionários públicos . chefe gringo adora
      mandar os subaltenos fazer M…. da então fazemos as M …da e denunciamos as autoridades ou se negamos a faze la pois somos profissionais e sabemos o certo do errado e não vomos dar o famoso jeitinho brasileiro para reparar nada . e trocaremos peças apenas como os gringos.
      viva o brasil as eleições estão ai vomos anular …..

  8. EH galera… Minha Opiniao: greve neles..!!! Se eh oq elas querem. entaoo.!!! Nao eh uma boa opcao… Porem de rapida resolucao.

  9. Concordo plenamente com o Ricardo, é isso ai galera vamos denuciar no fantastico, para termos uma resposta desses politico e dos sindicatos em prol da mão de obra brasileiras. não vamos deixar esses estrangeiros tomar nosso lugar.

  10. ola amigos do setor de navegação, sou MFL , e digo que no setor fluvial não tá muito diferente, aqui em nossos rios não temos gringos, mas as empresas fazem oque quer co a gente: trabalhamos 25por 5 mas só no contrato, pois na realidade ficamos até 72 dias direto e quando vamos pegar folga só nos dão 5 dias, o resto é embolsado, sem contar que somos registrado pelo minimo. e a promessa de premios por viagem fica só na promessa, quando pagam algum é por milagre. então concordo com a greve, contem comigo, alias já faz mais de 15 anos que anulo meu voto, mas a solução na verdade seria a união e formação de um sindicato forte que olhe por todos nos, mas infelismente a venda nos olhos são preta e o bolso é largo

  11. o que nos temos que fazer e primeiramente junto ao sindimar vê o que eles estão fazendo para coabir esse êxodo de estrangeiro que estão minando em nosso mercado, verificar se esses profissionais estrangeiro descontam em suas folhas de pagamento para o sindicato mensalmente,porque se isso estiver acontecendo e claro que osindicato não vai abrir mão desse dinheiro ai companheiros perdemos a mão direita e consequentemente o óbvio é a greve geral mobilização em massa

Deixe uma resposta