Patrão e empregado a ver navios – RN 72 flexibilizada, mas somente para a Transpetro

24
331

Agora teremos mais mão de obra brasileira disponível para o offshore. Pelo menos é dessa forma que o assunto foi enxergado entre as empresas de Apoio Marítimo e Armação nacional como um todo, ao saberem da novidade.

Aproveitando a brecha da legislação relativa à flexibilização da RN 72 do Conselho Nacional de Imigração (CNI), concedida ao sistema Petrobras como um todo, a Transpetro, maior armador nacional, conseguiu usufruir desta novidade e agora poderá contratar estrangeiros de fora do Mercosul para tripular seus navios.

Teoricamente isto meio que “liberaria” mão de obra nacional para o offshore, mas na verdade, a “matemática” é um pouco diferente e pode ser representada pelo seguinte diálogo:

“Queridas empresas da iniciativa privada e que são em sua maioria de capital estrangeiro. Eu sou parte da maior empresa brasileira e vou, de certa forma, disponibilizar marítimos para vocês”

“Mas como?”

“Bem, vou tripular meus navios com estrangeiros e não absorver a mão de obra brasileira”

“Mas por quê?”

“Por que nós pensamos no país e faremos isto pela pátria”

“Ah, tá… entendemos… Então quer dizer que não é porque é mais barato não, né?”

“Não…. imagina… TUDO PELA PÁTRIA”

“Ah tá, então a gente vai dar nosso jeito aqui de novo, OK?”

“Ok, segura essa aí… tchau”

“Até logo”

Pimenta no dos outros é refresco, farinha pouca, meu pirão primeiro e por aí vai…

Numa só tacada feriram os interesses de marítimos e armadores.

Marítimos que agora se vêem diante de uma situação no mínimo preocupante perante seus postos de trabalho e armadores que não podem usufruir das mesmas condições de mercado, idem, apesar de agora terem um grande motivo para solicitarem o mesmo.

Os armadores já se articulam por seus interesses, o que é normal, gostem ou não, pois são todos representados por um sindicato que briga por seus interesses.

Já os marítimos… são vários sindicatos, com interesses conflitantes e o maior deles… bem… esse deve estar agora em alguma solenidade por aí e provavelmente nem sabe ainda do ocorrido.

Mesmo assim, quero ver quem pagaria o custo político de ser abrir de vez nosso Mercado de Trabalho e isso nada tem a ver com marítimos ou armadores, mas sim com políticos em Brasília. Quem assinaria isso? Qual força política assumiria a responsabilidade sobre isso?

O Governo toma as decisões que lhe convêm e a iniciativa privada, juntamente com os trabalhadores, mais uma vez, paga a conta.

Primeiro eram brasileiros tentando manter seus empregos, aí em 2008 abriram para os sulamericanos como um todo (RN 80Artigo 3o) e a coisa ficou meio estranha; veio 2010 e prorrogaram (RN 89), mas é assim que funciona o acordo do Mercosul do qual o Brasil é país signatário. Agora realmente a famosa “hospitalidade” do Brasil se mostra em uma faceta nova e controversa, pois empregados e patrões se vêem diante de uma decisão que preteriu esses e prejudicou aqueles.

A iniciativa privada, que é quem move a Economia desse país, se vê prejudicada mais uma vez por causa da Política envolvida na administração dos negócios desta Nação. Os trabalhadores, grande força que faz isso tudo funcionar, como sempre, são tratados como pregos pelo Governo.

“É, meu amigo Karl Marx… e cadê a luta de classes agora diante de um Governo desse… vamos sentar e beber algo…” – “Camarda Smith… com gelo ou sem gelo?”

Adam Smith e Karl Marx devem estar se remexendo em seus túmulos agora e os mais radicais já devem estar invocando seus ideiais bolivarianos para unir trabalhadores da América Latina.

Vamo que vamo…

Por Rodrigo Cintra

24 COMMENTS

    • lembrando ADAM SMITH que disse:NENHUMA SOCIEDADE PODE CRESCER E SER FELIZ, SE A SUA GRANDE MAIORIA SÃO DE POBRES E MISERÁVEIS! está aí a resposta nunca cresceremos e seremos felizes porque o neo colonianismo ainda perdura!
      sds mercantes do cozinheiro da MARINHA MERCANTE DO BRASIL DOS BRASILEIROS NATIVOS ÁRVORE GENEALÓGICA CAFUZO,MAMELUCO,ETC…ETC…ETC… FORA GRINGOS XÔ AQUI É MEU PAÍS AQUI EU CANTO DE GALO A MINHA CONSTITUÍÇÃO ME PROTEGE FORA VOLTE PARA O SEU 1° MUNDO FALÍDO O PETRÓLEO É DO BRASIL E DO POVO BRASILEIRO GET OUT OF MY COUNTRY THIS LAND BRAZILIAN PROPERTY CITIZENS GO BACK YOUR COUNTRY THE COUNTRIES YOURS BROKEN MY JOB IS MINE!
      ABRAÇOS À TODOS OS MARÍTIMOS BRASILEIROS DO CABELUDO!

  1. E isso amigos,nossos sindicatos sao a forma mais real do que fazem nossos politicos,se vendem por miseros votos e mais,a tal de Transpetro nada mais e do que um cabide de empregos la o que reina e:Farinha pouca meu pirao primeiro portanto,e uma ilusao pensar em salarios dignos se quem esta la dentro(escritorio) so pensa em que e chegado sexta-feira e o negocio e pensar no que fazer com o final de semana ja que muitos que la estao sao maritimos e supostamente nunca mais terao que empurrar agua,portanto,que venham los hermanos e sinceramente,espero que quando tudo estiver pegando nao lembrem de nos pra limpar a bagunca que deixaram.

  2. temos q denunciar e brigar eleições estão chegando temos q impedir a invasão estrangeira temos que combater estas sub-raças que se sujeitam a ser escravos do mar , o mar é do brasil e não de europeu basta isto!!!! ja roubaram nosso ouro ,pau-brasil entre outras matérias primas , agora querem roubar nosso emprego , estes estrangeiros estão roubando vaga de vários marítimos brasileiros, e além disto se acham os reis da cocada preta ,este estrangeiros ladrões temos que lutar contra eles e contra as prostitutas do politicas q se vende para destruir nosso mercado e o trabalhador brasileiro.

  3. é isso acontece em uma empresa estatal ou seja controlada pelo governo federal . que ao invés de defender os trabalhadores e ajudar na sua formação , aumentando o numero de vagas no ciaga por exemplo e nos centros de formação de mão de obra , não prefere “abrir as pernas “ desculpa o termo mais é isso que vejo
    um pais que da oportunidade e emprego para gringos e cobra a conta do trabalhador brasileiro. nunca seremos uma nação e sempre colonia !!!
    sindicalizaram o governo com o PT e agora eles vendem as vagas para os gringos , viva a pátria brasil colonia do 1º mundo . vamos eleger um politico !!!

  4. Empresa brasileira? Quantas embarcações (incluindo plataformas) mesmo construídas no Brasil, tem bandeira brasileira? E os aliviadores? Por quê então contratariam brasileiros? É, no mínimo, controverso. Vale a máxima “ladrão que rouba ladrão…”

  5. Eu venho falando que o plano é esse desde os anos 90… finalmente eles conseguiram!
    Em breve, escala de 6 por 2 (ou por 1), ignorar as tentativas de acordo coletivo…
    E o sindi…
    NADA!
    sds,

  6. E A MARINHA GANHA PARA PODER FAZER OS CURSOS POR CAUSA DO DINDIN QUE E ALTO QUE ELES GANHAM,OS SINDICATOS SÃO OS CULPADOS DISTO TUDO JUNTO COM OS POLÍTICOS,E ALGUNS DE NOSSOS COMPANHEIROS TB POR EXEMPLOS OS APONSENTADOS QUE NA HORA DE ASSINAR CERTAS REINDIVICAÇÕES NÃO ASSINAM FECHANDO COM OS PATRÕES COM MEDO DE PERDER SEUS EMPREGOS TEMOS QUE SE UNIR QUE DAQUI MAS 2 ANOS NO MÁXIMO NÓS MESMOS IREMOS PERDER NOSSAS VAGAS AI JA ERA TEMOS QUE APROVEITAR TODA ESTA IMPRENSA QUE ESTA POR AI PARA GRITARMOS CONTRA ESTA LEI SOMOS BRASILEIROS E NÃO ESCRAVOS DE POLÍTICOS E SINDICATOS.

  7. Des da decada de 80 eu ouço falar em uniao sindical.Uniao maritima + em plena crise vimos e vi colegas de trabalho bons e Maus profissionais serem demitidos e escurrasados pelos Armadores que alegavam esta em crise financeira mundial.e o BRAZIL ainda com Z. nao era visto C/ é hoje com o presal e reconhesido mundialmente c/ pais em Desenvolvimento + para quem vai o desenvolvimento? de novo seremos sakiados/sakaniados como no inicio do Brazil Colonia.Os gringos cairam de Pau duro no Ouro e nas indias e nem os Caciques escaparam. E vc. nao precisava saber a lingua deles + Agora ate os Brazucas se convenceram que p/ conseguir um Bom salario tem que saber ler/falar e contar piadas em ingles p/ nao ter a desculpa de dizer.HAhahahá eu nao entendia ok eles falavam e ok.fazer porque ate a pronuncia OK! é uma erança deixada e qdo estiverem sentados em suas mesas e em suas vagas de ENTREVISTADORES/EMBARCADORES. Vcs possam dizer mais eu falo/escrevo fluentemente bem INGLES…

  8. Ta todo mundo rindo de nos, mas fazer o que?
    Nao temos o minimo de respeito por parte do governo, mas, fazer o que?
    quem poderia ajudar nos deu as costas, mas, fazer o que?
    daqui a pouco nao teremos mais emprego, mas, fazer o que?

    RSF

  9. Que país vagabundo, se vendo muito facilmente. Aguas nacionais é do direito de brasileiros navegar e tripular. FORA ESTRANGEIROS.

  10. ISSO AINDA TEM MAIS,AGORA TODAS AS EMPRESAS SÓ LHE CONTRATAM SE VOCê EXPOR SUA PRETENSÃO SALARIAL,PQ SE NÃO VOCE FICA PRA TRÁS.. KD OS ACORDOS SALARIAS SINDICATOS????

  11. Queria saber onde fica o sindicato(os)nessas hs?ou será que vão amarelar tbm….já era um absurdo uma escalça de 120×56,com essa empresa que alegava prejuízo em não poder reduzir o tempo de embarque pois teria muita despesa,mas onde esta e estava os lucros obtidos com a estatal?Por favor sindicatos,esta na hr de tirar a mão do bolso e agir em prol do vapozeiro.Só esse desabafo q deixo no ar…saudações marinheiras e boa noite!

  12. Quero ver qual vai ser a dos sindicatos,nos maritimos temos que nos organizarmos e troca as presidências dos sindicatos por pessoas competentes e principalmente UNIFICAR os sindicatos.

  13. EU COMO MARITIMO PORTUGUES DIGO: VOCES BRASILEIROS VÃO ACABAR POR AFUNDAR A VOSSA PROPRIA MARINHA MERCANTE………

    • rucanor a vossa não é a nossa MARINHA MERCANTE ainda é dos Brasileiros vcs europeus e outros de países de 1° mundo sempre humilharam e discriminaram nós Brasileiros em seus respectivos Países quando estavam no auge de suas economias.
      gabavam-se e caçavam imigrantes Brasileiros e os deportavam sem nenhuma compaixão . Agora vens com esse papo de Vossa MARINHA MERCANTE .isso é o legado de nossos COLONIZADORES PORTUGUÊSES: CORRUPÇÃO,FALCATRUAS,BANDITISMO,PROSTITUÍÇÃO,E TODA A
      SORTE DE CANALHICES É UM LEGADO REPITO VCS PORTUGUÊSES QUE SUBJUGARAM NA COLÕNIA E ATÉ OS DIAS DE HOJE EXISTE ESSA PREPOTÊNCIA E QUEREM ROUBAR OS NOSSOS POSTOS DE TRABALHO. PRESIDENTA DILMA ROUSSEF DEPORTE ESSES CARAS PELO AMOR DE DEUS!

      • voce ta zangado mesmo, voce ta mal informado, he como o outro diz a culpa nao he minha he do meu pai……….isso he desculpa.
        profissional capacitado trabalha em qualquer lugar do mundo, e o brasil neste momento precisa de gente competente, se nao houver no brasil pega fora………..ora pois pois………..

Deixe uma resposta