Petrobras – Trabalhadores de terceirizada pegam comida no lixo e vão para a cadeia

0

A realidade pode ser mais dura do que a ficção. No Centro de Pesquisa da Petrobrás (Cenpes), três trabalhadores de uma empresa que presta serviços à estatal foram retirados em camburão do trabalho e processados criminalmente.

Um deles, Cláudio Charles Gonçalves, de 33 anos, está desde terça (28) preso na 54º DP, em Belford Roxo. Hoje (29) seria transferido para o presídio de Bangu. O crime cometido? Tentou levar para casa um frango jogado no lixo. Eles trabalham para a firma Ultraserve, contratada pela Petrobrás e responsável por servir as refeições no restaurante do Cenpes.

A retirada dos três rapazes do seu local de trabalho em camburão, diante de todos os colegas, aconteceu no dia 19 de julho. Diogo Cardoso, 27, também processado, é um jovem magro, de olhar assustado. Ele relatou que uma de suas funções na Ultraserve é recolher os sacos de lixo para descarte. Disse que as normas da Anvisa são muito rigorosas e os frangos, depois de descongelados, quando não aproveitados na refeição, são sempre descartados, “pois não poderiam ser congelados novamente”.

Assim, teria achado um desperdício aquele descarte. Com o produto já no lixo – dois ou três frangos – achou que não haveria problema em dividir aqueles restos de comida com um amigo. Foi o que fez, dividindo o descarte com Cláudio Charles, que no momento está preso. Segundo a sua esposa, ele está muito abalado emocionalmente, “por causa da vergonha a que está sendo submetido”.

O amigo Diogo – ambos são vizinhos na localidade de Nova Aurora, em Belfort Roxo – só não foi para a cadeia esta semana, porque não estava em casa quando a polícia chegou, a mando da Ultraserve, com ordem de prisão preventiva. O que não impediu sua esposa de passar por momentos de tensão, quando a polícia adentrou pela sua casa. Aos 27 anos de idade, Diogo já tem três filhos, um deles com necessidades especiais.

O terceiro trabalhador processado criminalmente pela Ultraserve é Marcos Paulo, de 24 anos, residente numa comunidade em Caxias. Ele trabalhava em outro restaurante do Cenpes, quando foi detido. Seu crime foi tentar levar para casa, achando que dava para aproveitar, “algumas barrinhas de chocolate quebradas e amassadas e um pouco de iogurte fora da validade”.

E os Mensaleiros estão aí soltinhos….

Se hoje Marcos Paulo não está detido em Bangu, preso preventivamente como se fosse um perigoso fora da lei, é porque não estava em casa, no momento em que a polícia chegou à casa de seus pais com a ordem de prisão.

O Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) denunciou há cerca de um mês, em editorial publicado no jornal Surgente, o absurdo daqueles processos criminais. Na ocasião, o sindicato já exigia providências da Petrobrás contra o que considerou um abuso de autoridade e desrespeito aos trabalhadores.

Mas, na terça (28), recebe uma notícia ainda mais inusitada: é decretada a “prisão preventiva” dos trabalhadores, a pedido da Ultraserve. Em apoio às vítimas dessa arbitrariedade, o sindicato indicou um advogado para acompanhar o caso. O mais ilógico é que as leis em vigor jamais condenariam à prisão três trabalhadores de ficha limpa, por tentar levar para casa ninharias destinadas ao lixo. A prisão preventiva deveria estar reservada a bandidos perigosos que ameaçam a sociedade.

Na manhã desta quarta (29), os trabalhadores da Ultraserve fizeram uma paralisação no Cenpes, em solidariedade aos colegas injustados. Representantes do Sindipetro-RJ se reuniram com a gerência de Recursos Humanos (RH) do Cenpes e aguardam providências.

Com as informações – Agência Petroleira de Notícias

Por Redação Portal Marítimo

 

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. é o cumolo isto e pra ferrar com o trabalhador por um frango cct e em brasilia a farra de milhoes come solto e estes sfds estao ai soltinho e tirando tds os brasileiros como otarios cct vamos soltar estes homems que trabalha por salarios de fome eu como maritimo me envergonho do cenpes e cojas da petrobras eu ja passei por isto na transpetro

    • ISSO É MAIS QUE UM ABSURDO!!!! É NESSE MOMENTOS QUE O BRASIL BRILHA COMO UM PAIS DE 3º MUNDO!!!! PESSOAS PASSANDO FOME E NA TENTATIVA DE SACIAR ESSA FOME SÃO PREZAS E PUNIDAS, POR NADA! ENQUANTO OS GRANDES CRIMINOSOS ESTÃO EM SUAS CASAS JOGANDO FRANGOS NO LIXO SIMPLESMENTE PORQUE ELES NÃO FICARAM COM O “QUEIMADINHO” QUE GOSTAM!!!!

      UMA VERGONHA!!!!

  2. O BRASIL é um país que só tem lei severa para os POBRES. Diga-se de passagem que a petrobrás é a maior máquina de lavar do Brasil, todos sabem que por lá já passaram muitos corruptos, e ainda tem mais lá dentro.
    Na verdade, eu já trabalhei nos navios da companhia e sei o quanto de comida é alijada diariamente, em terra não deve ser diferente, interessante é que os BANDIDÕES que enriqueceram e estão enriquecendo ás custas da companhia estão aí sorrindo e o pobre rapaz que pegou algo do lixo para aproveitar está preso como criminoso.
    ESTE PAÍS É UMA VERGONHA é por isso que os GRINGOS chegam aqui e não respeitam ninguém, é UM PAÍS SEM LEI, SEM VERGONHA, QUE TODO MUNDO QUE VEM DE FORA MANDA por que sabem que os governantes têm rabo de palha, NENHUM ESTRANGEIRO ACREDITA NAS LEIS BRASILEIRAS á prova disso é esTA VERGONHOSA RN 72 que só existe no papel, NÃO TEM FISCLIZAÇÃO é isto que as autoridades deviram ver e fiscalizar e não ficar se importando com pessoas carentes que pegam coisas do lixo para comer e tentar sobreviver neste PAIsZINHO MISEVAVEL ADMINISTRADO POR BANDIDOS.
    COMO DIZ BORIS CASOY ISTO É UMA VERGONHA.

  3. Mediante ao ato relatado, Nada a se falar, pois infelizmente esta é a realidade de nossos dias. Em quanto nós reles mortais estamos trabalhando, pessoas que se acham melhor que outros fazem esses tipo de barbaridade. Nesse nosso mundo de realidades isso não acontece com aqueles realmente necessitam de prisão.

  4. O QUE ESTA EMPRESA CHAMADA ULTRASERVE QUER MOSTRAR? QUE É A MAIS CORRETA POLITICAMENTE FALANDO? QUE É A EMPRESA QUE CUMPRE O CONTRATO A RISCA ? OU ESTA ESCONDENDO ALGUMA COISA A SERVIÇO DA PETROBRAS? ISTO É UM ABSURDO QUE ESTÃO FAZENDO COM OS TRABALHADORES, ENQUANTO ESSA E OUTRAS EMPRESAS GANHAM MILHÕES COM CONTRATOS E NEM SEQUER CUMPREM! QUANTOS CONTRATOS SÃO FEITOS PELA ESTATAL, GERALMENTE SUPERFATURADOS E NINGUEM VAI PARAR NA CADEIA? QUANTOS SERVIÇOS SÃO REALIZADOS POR EMPRESAS PARA A PETROBRAS QUE CUSTAM UM RIO DE DINHEIRO?E SAEM MAL FEITOS E DEPOIS TEM QUE SER REFEITOS E QUANDO REALIZAM! A PRIMEIRA A NÃO CONCORDAR COM ESSAS PRISÕES TEM QUE SER A PETROBRAS. ESPERO QUE INVESTIGUEM A FUNDO PARA QUE NÃO SE COMETA MAIS INJUSTIÇA!

  5. PELO AMOR DE DEUS, NÃO ACREDITO NO QUE LIE, É UMA ABSUDO, A GENTE TER QUE SUPORTAR ISTO, NESTE MOMENTO ESTOU SEM PALAVRAS PARA DIZER TANTO QUE QUERO DIZER, ISTO É UMA PROVA DA ESCRIDÃO QUE OS HUMILDES VIVEM, QUE VA PARA O LIXO O CAPTALISMO, ALÓ, PETROBRAS, CRIA VERGOMNHA E FAZ ALGUMA COISA, ISTO ACONTECE DENTRO DE TUAS LINHAS, ISTO É VERGONHOSO DEMAIS, TEM QUE PREDER E QUEM ROUBA A NAÇÃO, POLITICOS SAFADOS, É QUE O BRASIL TEM MAIS, NÃO É UMA PESSOA QUE NÃO COMETEU CRIME ALGUM,PORQUE NÃO VÃO A JUSTIÇA AGORA PRENDER ESTES BANDIDOS QUE NOS MANTAM DE DESPRESO, SAUDE PIBLICA,EDUCAÇÃO,COMIDA, TA HORA DE VOTAR DE NOVO, DA MINHA PARTE, VA A ELEIÇÃO PARA O LIXO,

  6. Silvinho “Land Rover”, o ex-secretário do PT que ganhou um carro importado de uma empresa fornecedora da estatal.
    Artistas e cineastas engajados da “esquerda caviar” também aplaudem a estatal, que destinou mais de R$ 650 milhões para patrocínios culturais de 2008 a 2011. Isso sem falar de blogueiros “chapa-branca”, que recebem gordas verbas da estatal. A lista é longa.
    Os políticos, então, nem se fala. Quem esqueceu Severino Cavalcanti negociando à luz do dia, em nome da “governabilidade”, aquela diretoria que “fura poço”? O ex-presidente Lula era outro que adorava usar a Petrobras para seus fins políticos em parceria com Hugo Chávez.
    Só há uma maneira eficaz de acabar com esta pouca vergonha que tem custado tão caro aos investidores da empresa: sua privatização!

  7. FUI MORADOR DE NOVA AURORA…BAIRRO DE BELFORD ROXO…BAIRRO EXTREMAMENTE POBRE ONDE MUITAS PESSOAS…SAO NECESSITADAS DE TUDO….A MAIORIA VÃO MORAR ALI…NAO POR QUE GOSTAM É SIM POR NÃO TER ONDE MORAR…ISSO É DE EXTREMA…FALTA DE RESPEITO COM TODAS…AS PESSOAS TRABALHADORAS….PEÇO A VOCES…POR FAVOR TENTEMOS MUDAR ESSE QUADRO…POR FAVOR VCS DO PORTAL MARITIMO QUE SEI QUE TEM CONDIÇÕES DE MUDAR ESSE QUADRO…SEI QUE TEM CONTATOS…COM EMPRESAS…PODE AJUDAR MUITOS IRMÃO MARITIMOS…QUE PRECISÃO TRABALHAR…QUEREM TRABALHAR ,PEDEM APENAS UM OPORTUNIDADE DE TRABALHO….NÃO É PEDIR MUITO…ACHO…POIS ASSIM COMO É ELES HOJE …PODE SER EU,VOCE AMANHÃ…..POIS TODOS NÓS FICAREMOS VELHOS UM DIA….É COM CERTEZA SENTIREMOS NA PELE ….SE NÃO JÁ SENTIU, COMO EU, COMO É TER FEITO TUDO CERTO…É NÃO SER VALORIZADO….COMO DOI…SE PERGUNTAR..ONDE FOI QUE ERREI….O QUE FIZ PARA MERECER ISSO…POR FAVOR PENSE….
    POIS TODOS NÓS TEMOS NOSSAS QUERRAS PARA ENFRENTAR…TODOS NÓS TEMOS NOSSOS PROBLEMAS QUE DEVEMOS ENFRENTA-LOS…..É ACHO QUE O MÍNIMO QUE PODEMOS FAZER COMO SER HUMANO..QUE SOMOS…É DAR AOS OUTROS AS MESMAS OPORTUNIDADES QUE TIVEMOS…
    FORÇA É HONRA…VIDA LONGA É PRÓSPERA ANTONIONETO

    .

  8. No mês de Agosto teve a audiência do mensalão, agora pergunta que alguns safados e ladrões foram preso, depois de desviar milhões de Reais do bolso do governos federais, é por isso que eu nunca irei me cansar de dizer que a justiça nessa merda de brasil só funciona e existem p/ os pobres.

  9. Reginaldo Fonseca foi muito feliz em seu comentário, o que vai de comida pro lixo é escandaloso, e comida boa, não só resto, sobras. Em relação aos estrangeiros que vem trabalhar aqui e esculacham o país e os brasileiros é a mais pura verdade, trabalhei em navios com maior parte de marítimos gringos que não se misturavam com brasileiros, nem na hora das fainas, inclusive um mn português não se cansava de repetir que brasileiro é tudo preguiçoso, que na Europa o quinca brasileiro morreria de fome. Aí nos deparamos com uma notícia bárbara dessas e vamos fazer o quê? Fazer o quê? Quando foi o dia que assistindo ou lendo jornal não vimos casos de corrupção? Hoje por exemplo enquanto lia esse artigo passava na tv um caso de corrupção em Guapimirim – RJ onde policiais recebiam 800 mil de político, um era delegado… podemos tentar confortar – nos perguntando sobre indutos de natal, do dia dos pais, das mães onde bandidos vão e não voltam e aí volta a marginalidade, menor de 17 anos que nem mostrar o rosto pode… FAZER O QUÊ? votem, votem por um sorriso, aperto de mão, cabeça de alface, trocadinhos… criem vergonha na cara e queimem seus títulos como fiz com o meu. Tem hora que sinto vergonha de ser brasileiro.

Deixe uma resposta