Projeto da Rolls Royce recebe Prêmio "Navio do Ano"

0

 

A Rolls-Royce recebeu o prêmio de “Navio do Ano” pelo projeto de uma nova embarcação fura ondas – o Far Solitaire. A tradicional premiação, iniciativa da “Skipsrevyen”, maior revista de navegação da Noruega, aconteceu durante a mostra de comércio da indústria naval SMM, em Hamburgo, na Alemanha.

A embarcação premiada foi o Far Solitaire, modelo UT 754 WP para suporte a plataformas offshore de petróleo. O navio é o terceiro projetado pela Rolls-Royce, em cinco anos, a receber o prêmio. Ao mesmo tempo, é o primeiro a contar com a nova proa de furar ondas da companhia britânica, um projeto marcante que faz com que a embarcação corte as ondas, ao invés de passar por cima delas. Isso reduz o consumo energético do navio e ainda melhora a segurança e o conforto da tripulação.

O Far Solitaire foi projetado especificamente para o transporte seguro de produtos químicos e resíduos para plataformas de petróleo. A embarcação entrará em operação no Mar do Norte pela Farstad Shipping em outubro.

“Estamos muito felizes em receber esse prêmio e ansiosos para ver o Far Solitaire entrar em operação pela Farstad nas próximas semanas”, disse o Presidente da divisão marítima da Rolls-Royce, Tony Wood. “Os nossos projetos para embarcações UT são referência para todo o mercado de óleo e gás e estamos orgulhosos em receber novamente esse prêmio, que reforça a importância de nossos planos pioneiros”.

O executivo também exaltou as qualidades da nova embarcação. “Ele (o Far Solitaire) representa uma nova era para nossos projetos de navios offshore e combina uma grande variedade de inovadoras tecnologias marítimas com o mais recente projeto de casco da Rolls-Royce. Isso garante importantes aprimoramentos em eficiência, com a redução do consumo energético e o aumento da capacidade de carga da embarcação”, concluiu Wood.

O Far Solitaire é equipado com sistema de impulsão da Rolls-Royce incluindo diversos motores, como propulsores azipull, além de um Sistema de Posicionamento Dinâmico, que utiliza tecnologia de satélite para garantir que a embarcação mantenha a sua posição, mesmo em mar agitado.

Os outros navios equipados pela britânica a receber o prêmio da revista foram o Far Samson, a mais poderosa embarcação offshore do mundo, e o Island Wellserver – um navio de intervenção responsável por serviços de construção e manutenção em poços de petróleo localizados no fundo do mar.

Cerca de 700 navios UT projetados pela Rolls-Royce estão em operação ou em fases de construção em todo o mundo.

Por Redação Portal Marítimo

 

 

 

 

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta