ITN forma primeira turma do Programa de Qualificação Profissional

0

O ITN – Instituto Tecnológico Naval, em parceria com o Senai e patrocínio da OSX, realizou na  quarta-feira, dia 3 de outubro, a formatura das primeiras turmas do Programa de Qualificação Profissional em Construção Naval. Cerca de 100 alunos e familiares participaram da cerimônia, no Ginásio do Sesi de Campos dos Goytacazes.

O evento contou com a com a presença do diretor de Construção Naval da OSX, Danilo Baptista, do Gerente Executivo da UCN Açu, Ivo Dworschak, o gerente executivo do ITN, Leo Zimmermann, além da Gerente do Senai/Sesi de Campos dos Goytacazes, Ivana Licurgo, e o Diretor de Relações com o Mercado do Sistema Firjan, Alexandre Reis. As nove turmas que se formaram nesse primeiro momento são dos cursos de soldador de estrutura metálica, inspetor de solda, técnicas de montagem de estrutura e soldador de tubulação.

A OSX selecionou85 desses profissionais recém-formados para o desenvolvimento prático, aprofundamento do conhecimento do Senai e treinamentos de Segurança em Construção Naval. Esses técnicos serão contratados pela empresa para atuar no início das operações do maior estaleiro das Américas, previsto para o primeiro trimestre de 2013, que já possui uma carteira de 18 unidades marítimas a serem construídas nestas instalações.

Sobre o ITN

Com o objetivo de desenvolver pesquisas, promover projetos e patrocinar iniciativas voltadas à inovação tecnológica, a OSX concebeu e implementa o Instituto Tecnológico Naval – ITN, que será implantado em quatro etapas.

Em sua primeira fase de desenvolvimento, o ITN está treinando e capacitando profissionais dedicados às carreiras que compõem as equipes da Unidade de Construção Naval (UCN) e da OSX Serviços. Do convênio firmado com a Firjan, por meio do Senai-RJ, foi desenvolvido o Programa de Qualificação Profissional em Construção Naval, que viabilizará a capacitação de 3,1 mil profissionais até 2013. A iniciativa representa a primeira parceria firmada pelo ITN e conta com investimento de cerca de R$ 13 milhões para a formação de mão de obra qualificada.

O Programa de Qualificação Profissional em Construção Naval teve mais de 19 mil interessados de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e cidades próximas.  O processo seletivo foi composto de três etapas. Os cursos são gratuitos e os candidatos selecionados recebem uma bolsa auxílio.

São 23 cursos gratuitos em Metal-Mecânica, Eletricidade, Metalurgia, Automação/Instrumentação, Petróleo, Operação Automotiva, Construção Civil e Gestão. Outra curiosidade é que dos 14 mil aprovados quase 50% são mulheres. As primeiras 21 turmas, distribuídas em nove cursos diferentes, iniciaram as aulas no dia 25 de junho.

Por Redação Portal Marítimo

 

 

 

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta