Congresso da SOBENA 2012- Cinquenta anos dedicados ao desenvolvimento da engenharia

0

A Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) promove na semana de 15 a 19 de outubro, no Rio de Janeiro, a 24ª edição do Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore. O tema deste ano será “Sobena: Cinquenta anos dedicados ao desenvolvimento da engenharia”, em homenagem as cinco décadas de existência da entidade.

Nas tardes dos cinco dias de evento haverá a apresentação de seis painéis com os seguintes temas: Transporte hidroviário: uma alternativa de mobilidade urbana; A indústria naval brasileira e o conteúdo nacional; Eficiência energética: um caminho para reduzir os impactos ao meio ambiente marinho; Situação atual do sistema portuário brasileiro; e Engenharia naval militar no Brasil.

No dia 16, terça-feira, o professor emérito de arquitetura naval do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) receberá o prêmio “Sobena International Award” e apresentará palestra sobre o cálculo de efeitos de onda para navios e estruturas offshore.

As sessões técnicas envolvendo a apresentação de 89 trabalhos selecionados pelo comitê técnico do congresso serão realizadas nas manhãs dos dias 16, 17 e 18 de outubro. A programação diária será distribuída por cinco sessões paralelas, compreendendo 23 sessões técnicas.

Paralelamente ao congresso, acontecerá a feira EXPONAVAL 2012, que terá a participação de estaleiros, indústrias offshore, fornecedoras de componentes e serviços e de instituições de ensino e pesquisa do setor naval. A exposição terá visitação livre e contará com a participação de 24 empresas do setor naval.

No dia 19, às 14 horas, haverá a sessão de encerramento do congresso. Na ocasião, será apresentada a nova diretoria da Sobena para o biênio de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. A eleição ocorrerá durante o evento.

Por Redação Portal Marítimo

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta