Noruega – Um país que ama o mar

6


Fiskermannen - o Pescador . Um dos monumentos mais famosos de Alesund, Noruega

Pois é, pessoal, estamos de volta ao país. Após uma semana na fria Noruega, volto de alma lavada e feliz por ser marítimo. Sim… muito feliz.

É deveras impactante quando você anda num país onde o marítimo é reconhecido e valorizado, onde toda uma Sociedade entende sua importância e o reconhece. Pra onde quer que você olhe há monumentos, objetos, bares, gravuras, obras de arte em geral etc que mostram, de alguma forma, como a História daquele país está ligada ao mar.

Holmen FjordHotell - Este mastro, dentre outras centenas de itens ligados ao mar, compõem a decoração do hotel.
Holmen FjordHotell – Este mastro, dentre outras centenas de itens ligados ao mar, compõem a decoração do hotel.

O impacto é ainda maior quando você compara a costa da Noruega com a nossa e entende que nosso país, que tem a Economia movimentada basicamente pelo mar, não reconhece os marítimos como peça importante de seu cenário estratégico e econômico.

Falar que você é Oficial ou Marinheiro da Marinha Mercante e perguntarem há quanto tempo você é militar é frustrante, nada contra os militares, mas é frustrante sim, pois mostra todo um desconhecimento sobre a nossa profissão.

Barco de Pesca na Noruega - Gadus Njord - Foto: Rodrigo Cintra, em Sovika, Noruega
Barco de Pesca na Noruega – Gadus Njord Foto: Rodrigo Cintra, em Sovika, Noruega

Ter uma atividade de pesca ainda pré-histórica num país com uma costa desse tamanho é outra vergonha, mas fazer o quê? Tenho certeza que alguém ganha com isso. Pela mesma razão que não existe almoço gratuito, pode ter certeza que não existe nenhum gargalo, “nenhunzinho” sequer, em nossa infra estrutura sem que alguém não tenha um benefício disso.

Não ter um museu digno e a altura da imponência que nossa Marinha Mercante teve na História desse país, chega a ser um capítulo a parte.

Foto de um das salas do Museu Marítimo da Noruega - Norske Maritime Museum
Foto de um das salas do Museu Marítimo da Noruega – Norske Maritime Museum
Embarcação Viking no Museu Vikikingskipshuset, em Oslo, Noruega
Embarcação Viking no Museu Vikikingskipshuset, em Oslo, Noruega

Vou ficando por aqui com um gostinho de saudades da Noruega e com uma inveja branca deles, pois lá ser marítimo é, acima de tudo, ser peça importante no crescimento de uma nação.

Não vou escrever muito pois a vergonha é certamente maior que a vontade de escrever, neste caso.

Num país onde mensaleiros condenados estão soltos, até isso é de se esperar.

Fiquem na Paz.

Mesmo estando em terra, o sangue e a alma continuam cheios de mar…

Por Rodrigo Cintra

6 COMENTÁRIOS

  1. Cara! Isso é um barco de pesca?! Pensei ser um PSV offshore! Estão de parabéns eles! O nosso país foi descoberto pelo mar. É uma vergonha, 500 anos depois, estarmos sucateando a nossa navegação, quando na verdade, teríamos a obrigação de estar a altura de nossos irmão Noruegueses e ter um Ministério da Marinha Mercante.

  2. TEM ALGUMAS PESSOAS…QUE CONHECEMOS NO MEIO MARITIMO…QUE TEMOS QUE PAGAR PARA ESTAR PERTO DELAS…O SR…É UMA DELAS…GOSTA DO QUE FAZ,É PROCURA SEMPRE FAZER O MELHOR…SE PUDESSEMOS TE-LO…COMO CMDT GERAL DA MARINHA MERCANTE…COM CERTEZA…TERIAMOS..MENOS IRMÃO DESEMPREGADOS…ASSIM COMO ESTOU….HOJE…VIVENDO DE AULAS PARTICULARES AINDA….MESMO ASSIM….JAMAIS,DEIXAREI DE SER MARITIMO..POIS TUDO QUE JÁ TIVE NA VIDA FOI CONSEGUIDO COM DINHEIRO DESSE TRABALHO….QUE HOJE TENHO QUE DESFAZER…PARA PODER ME MANTER…MAIS AMO E SEMPRE AMAREI MINHA PROFISSÃO MESMO QUE….O MEIO…NAO NÓS DE MUITA OPORTUNIDADE…ANTONIONETO

  3. Que coisa boa, heim? Nas terras (gelo) dos Vikings. Isto me lembra o filme, Vikings, os Conquistadores – Kirk Douglas e Burt Lancaster. Bons tempos

Deixe uma resposta