Vejam a transcrição do comunicado do CENTRONAVE. A pirataria bem debaixo dos nossos narizes…
“O CENTRONAVE (Centro Nacional de Navegação) gostaria de trazer ao conhecimento deste CONAPORTOS (Comissão Nacional das Autoridades nos Portos), assim como sugerir e solicitar sua ação, o grave problema do roubo de cargas a bordo de navios porta-contêineres atracados no Porto de Santos.
De episódios isolados, passou a ser uma constante, com eventos regulares e cada vez mais graves. Chegou-se a tal ponto que alguns embarcadores estão analisando a mudança do porto de descarga no Brasil ou até mesmo se recusando a embarcar com destino Santos. Estes eventos estão sendo documentados, e passamos às mãos deste Conselho relatos de três armadores associados descrevendo vinte e três casos de roubos de mercadorias de diversos tipos e valores, principalmente eletrônicos e perfumes.
Esses eventos tem ocorrido, inclusive, à luz do dia nos terminais de contêineres de uso público. Solicitamos desta Autoridade ações urgentes, pois já está sendo afetada a própria atividade do comércio, causando prejuízos de milhões de dólares, prejudicando a imagem do porto e do país, aumentando custos de seguros, e em vias de provocar ações a nível diplomático e com possível mobilização da Interpol.
Veja sequência de fotos do flagrante:
Sugerimos a implementação de ações preventivas (como policiamento ostensivo), repressivas e de inteligência, de forma imediata e a curtíssimo prazo, com coordenação e integração entre os terminais, CODESP, Guarda Portuária, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Receita Federal e Capitania dos Portos.
O assunto tornou-se grave e demanda ações concretas e coordenadas. Nossa entidade e nossos associados estão à disposição não só para maiores esclarecimentos como também para participar de reunião específica sobre este assunto”.
Nota do Portal:
Segundo nossas fontes, o assunto já foi levado a CESPORTOS, que ficou de tomar as providências cabíveis.
O QUE SÃO AS CESPORTOS:
São Comissões Estaduais de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis e são compostas de representantes:
•do Departamento de Polícia Federal;
•da Capitania dos Portos;
•da Secretaria da Receita Federal;
•das Administrações Portuárias;
•do Governo do Estado.
As Cesportos são coordenadas pelos representantes do Departamento de Policia Federal, devem elaborar Plano de Segurança a ser submetido à Conportos, e são responsáveis pela execução das ações da Conportos nos Estados sob sua supervisão direta.
Referência: Decreto nº 1.507, de 30 de maio de 1995 e Regimento Interno, aprovado pela Portaria nº 388/GAB/MJ, de 15 de maio de 1998.
Aguardaremos as ações cabíveis por parte das autoridades.
Por Rodrigo Cintra
EU TRABALHEI EMBARCADO EM NAVIO DA MERCOSUL LINE, COMO MAINHEIRO DE CONVÉS, CERTO DIA RELATEI UM OCORRIDO SUSPEITO, QUAL FOI O RESULTADO? FUI DEMITIDO.
Brasil!sil!sil!sil!…………………
o que vejo e um grande descaso por parte do governo em todas esfera seja federal estadual ou municipal . privatizam os portos , fincam bandeirinha no fundo do mar dizendo que e dono deste mais na realidade o que vemos e este tipo de ação bandidos roubando o povo pois quem fica com o ônus destes roubo e sempre o consumidor final. viva o brasil terra de oportunidades.
cade a marinha do brasil (capitanias dos portos) será que estão DORMINDO KKKKKK!!!
o “nosso pais” esta cada vez mais parecido com um continente bem próximo AFRICA . os governantes agem iguais
como sobem a bordo,tem toda uma faina,ninguem vê?
eles não roubam sozinhos , pois quem deve prender esta junto deles
Evitar os roubos nas dorcas é quase impossível. É que as coisas acontecem, primeiro, nos escritórios, depois nos grupos de trabalhos juntos aos navios e seus transportadores e mais as empresas que se utilizam dos portos. É complicado. Mas se as leis forem duras e punitivas dentro ocorrido, os desvios (roubos), serão minimizados.
Impressionantes as imagens…como contato vocês?