Hidrovia Brasil x Uruguai pode ser viável

3

BrasilUruguai

O Consórcio Ecoplan-Petcon deve apresentar na próxima semana ao Dnit e interessados, um parcial do EVTEA (Estudo Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental) da hidrovia Brasil-Uruguai.

O Coordenador do projeto, Daniel Lena Souto, explicou que será divulgada a parte envolvendo a Lagoa Mirim. O dirigente revela que, entre outros apontamentos, o trabalho indica a possibilidade da realização de três terminais hidroviários: um em Jaguarão e dois em Santa Vitória do Palmar.

Em abril o restante da pesquisa deve ser finalizado. Essa parte é coordenada pela AHSUL (Administração das Hidrovias do Sul). Além da Bacia da Lagoa Mirim, o levantamento abrangerá a Bacia da Lagoa dos Patos, o Lago Guaíba, a Lagoa do Casamento, os rios Jacuí, Taquari, Caí, Sinos, Gravataí, Camaquã, Jaguarão, Uruguai e Ibicuí, em território brasileiro, e os rios Cebollatí e Tacuary, no lado uruguaio. A análise da Mirim era a prioridade devido à necessidade da dragagem do canal.

Fonte: Guia Marítimo

Por Rodrigo Cintra

3 COMENTÁRIOS

  1. Já se vai várias décadas(!).As hidrovias brasileiras estão em descompasso Temos de dar prioridade a esse meio de transporte “limpo” que além disso, é ultra-econômico, e contribui em muito pela baixa dos preços de produtos de forma geral. Que bom seria se as nossas autoridades pensassem sério sobre as hidrovias para o bem de toda a Nação!

  2. Água nesse país é o que não falta. E sobre o meio-ambiente também concordo. Temos que ter cuidado com isso. Agora, não pior que o rodoviário para isso. Pois desmata muito, ainda tem asfalto, poluição pelo alto gasto de combustível, etc.

Deixe uma resposta