Wartsila lança a série X62, a última geração dos motores da Série X

0

wartsilaO primeiro motor Wärtsilä X62, uma máquina de dois tempos, foi recentemente aprovado em seus testes de comissionamento e teve um desempenho excepcional durante as provas de mar. Com isso, este motor encontra-se pronto para ser disponibilizado no mercado.

O Wärtsilä X62 é o que há de mais moderno em termos de motores da Série X (X-Generation), que começou em 2012 e que tem sido muito bem aceita no setor naval. Estes motores possuem uma alta razão curso / diâmetro, conseguindo, desta forma, uma velocidade menor no motor e reduzindo o Consumo específico de combustível (Brake Specific Fuel Consumption – BSFC). Esta geração de motores também incorporou a segunda geração de motores da Wärtsilä controlados eletronicamente, o nosso conhecido sistema de injeção “common rail”. Este tipo de sistema consegue altos níveis de rendimento na combustão do motor, fazendo com que se atinja ótimos níveis de economia de combustível nos diversos níveis de carga no motor.

Outra característica interessante deste motor é que um único sistema eletrônico, o Wärtsilä UNIC, controla o sistema de injeção, a operação das válvulas de descarga e a lubrificação do cilindro. Isso permite uma grande flexibilidade e otimiza a operação do motor.

??????????
Motor X62 – Foto: Wärtsilä

Os primeiros motores Wärtsilä X62 serão usados para a propulsão de 4 navios petroleiros de 115000 TPB que estão sendo construídos para o armador grego Kyklades Maritime Corporation no estaleiro da Hyundai, em Gunsan, na Coréia do Sul. Esses navios vão receber a versão de 6 cilindros do motor, tendo uma potência nominal de 12360 KW.

“Os motores X62 são uma importante aquisição para o portfólio de produtos da Wärtsilä e uma ótima resposta às necessidades do setor naval que demandam hoje uma melhoria de rendimento e um decréscimo nos níveis de emissões de poluentes. Uma vez que concluímos todos os testes, já temos encomendas para 16 motores, o que é uma clara indicação do aumento da demanda por motores mais eficientes e menos poluentes”, declarou Martin Wernli, Vice Presidente para motores de 2 tempos da Wärtsilä Ship Power.

O motor passou nos testes de aprovação em outubro de 2014. Após as provas de mar feitas em Novembro do mesmo ano, no Navio Tanque Nissos Therassia, o motor se mostrou com baixos níveis de vibração e a já esperada ótima performance do motor também satisfez os critérios de máquina desguarnecida.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta