O acidente na FPSO Cidade de São Mateus e os abutres de plantão

7

abutres

Acidente na FPSO Cidade de São Mateus, do armador BW Offshore, operando em contrato da Petrobras. De um lado, marítimos e petroleiros chocados com o ocorrido, famílias preocupadas em terra, tensão a bordo e a certeza de que a partir daí muitas regras vão mudar para nós, que vivemos do mar.

Um clima de correria na busca pelos sobreviventes, torcida e comoção geral para que os feridos possam se recuperar e os desaparecidos sejam encontrados.

Do outro lado, jornalistas leigos escrevendo todo tipo de besteira, ávidos por acessos, clicks, em suma, “querendo vender jornal” a qualquer custo.

Pseudo especialistas dando entrevistas aos órgãos de Imprensa, falando e escrevendo besteiras sobre o assunto com uma propriedade que leva os leigos a realmente acreditarem que os mesmos conhecem algo.

Os oportunistas de plantão de sempre, mais precisamente os de dentro da Marinha Mercante, bradam em alta voz que tudo está errado, que “isso”, que “aquilo”… É o gringo que não presta, é o Sindicato que é culpado, a culpa é do Governo, a culpa é desse ou daquele setor ou até mesmo de pessoas em específico. Tentam se promover mais uma vez, colocando lenha na fogueira em suas tentativas eternas de ascenderem ao poder, principalmente os que tanto querem assumir os sindicatos, a fim de substituírem aqueles que já aproveitam desta teta há décadas, muito provavelmente para serem “mais do mesmo”.

O próprio fato de assim o fazerem num momento tão delicado já deixa isso claro até para aqueles que nem são tão espertos assim. Uns não tem esteio moral para falar, outros não conseguem se expressar com um correto uso da Língua Portuguesa, e disso o Brasil acabou de provar e estamos vivenciando o resultado.

Mas vamos ao que realmente tem me incomodado.

Pessoas entrando em contato com a administração do nosso site e cobrando, como se fosse obrigação nossa, a postagem de tudo que nos tem enviado: fotos, vídeos, relatórios de manutenção, cópias de mensagens onde os problemas da unidade são relatados, enfim… todo tipo de coisa. eu agradeço pessoalmente a cada um pela confiança depositada no Portal Marítimo, mas aqui não é o lugar para isso. Não temos este perfil denuncista, ainda mais em um momento tão delicado.

Os que querem dar divulgação a isso, sugiro que procurem a Polícia Federal e a Marinha do Brasil, instituições respeitadíssimas e que são responsáveis pela condução das investigações a respeito das ocorrências a bordo. Pessoalmente tenho plena confiança nestas instituições e sei que as mesmas estão investigando para que o que ocorreu seja devidamente apurado e as responsabilidades sejam devidamente apontadas.

Apesar disso, há um tipo mais específico que me incomoda: os abutres de plantão.

Esses enviam fotos de gente morta, gente queimada, sangue para todo lado e parecem querer realmente isso: carnificina, sangue. Como se já não bastassem os veículos de imprensa de qualidade e confiabilidade duvidosa dando notoriedade a este tipo de material.

O Portal Marítimo não vai fazer isso.

O mínimo que devo é respeito às famílias dos que se foram e à memória dos mesmos.

Basta se colocar no lugar de um familiar que fica fácil de entender o porquê de não publicarmos este lixo em nossas páginas.

O Portal Marítimo não vai fazer audiência baseado na carnificina, pois este tipo de jornalismo não nos apetece.

Quem não gostar disso, é bem simples: não acesse mais as nossas páginas.

Este é um tipo de público que dispensamos.

Vamos falar sobre a questão técnica? É óbvio que vamos, em momento oportuno e após o pronunciamento oficial das autoridades.

Às famílias dos mortos e feridos, ficam aqui as nossas condolências e nossos mais profundos sentimentos, desejando que Deus, da maneira que vocês O compreendam, possa confortá-los neste momento tão difícil.

Consolo para as famílias dos que se foram, esperança para os que ainda lutam por suas vidas nos leitos hospitalares e coragem para os que sobreviveram poderem retomar suas atividades o quanto antes.

O respeito pelos marítimos e petroleiros sempre estará acima de qualquer outra coisa por aqui.

Por Rodrigo Cintra

7 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado pelo bom senso e dignidade, estamos chegando a um ponto no Brasil, que é necessário ao meu ponto de vista, a intervenção junto a esses governantes bastardos e toda a sua cúpula de oportunistas. Que Deus, através de sua misericórdia venha olhar por todos nós!!! E principalmente por esses e aqueles que a décadas estão humilhando o povo Brasileiro!

  2. Rodrigo, há tempos acompanho o Portal Maratímo e, por razões óbvias, continuarei acompanhando.
    Agradeço o texto acima, escrito com clareza e objetividade. Texto esse que mostra a competência profissional, a responsabilidade dos atos e a dignidade humana! Parabéns!!!
    Aos familiares e amigos, deixo minhas orações!!!

Deixe uma resposta