Incêndio em PSV sai do controle, mas tripulação se salva

3
311

stolmen

Ontem, dia 19 de Agosto de 2015, por volta das 19:20, recebemos a informação de que o navio Skandi Stolmen passava por um incêndio na Praça de Máquinas que acabou ficando incontrolável, o que levou o pessoal a abandonar o navio.

O navio estava nas proximidades das coordenadas 22º 22′ S / 040º 24′ W, na área de PCH-1, sob vento de cerca de 30 nós.

Os navios Bourbon Liberty 109 e Sam S. Allgood resgataram os tripulantes das balsas, todos com vida e apenas um deles com quadro de hipotermia e falta de ar.

Bourbon Liberty 109
Bourbon Liberty 109
Sam S. Allgood
Sam S. Allgood

O maior perigo foi o fato de que o navio em chamas estava derivando para cima de PCH-1, o que exigiu que o Comandante largasse o ferro, já que a área é de águas rasas.

Garoupa ficou no comando médico da operação.

Recebemos diversos relatos de que o canal 16 ficou uma verdadeira bagunça, não somente com o pessoal que nada tinha a ver com a ocorrência fazendo perguntas desconexas, mas também por gente que resolveu brincar  no canal 16 bem na hora de uma emergência.

Cabe agora à Marinha do Brasil abrir um Procedimento de Inquérito de Acidentes e Fatos da Navegação e o prazo padrão é de 90 dias.

Por Rodrigo Cintra

3 COMMENTS

  1. A Marinha tem que tomar uma atitude quanto a alguns retardados que ficam ocupando o canal de chamada com idiotices. Na bacia de campos é quase toda hora!!

  2. O acidente sempre nos ronda, neste caso, perdemos apenas equipamentos. Triste é coprovarmos que o canal 16 pode ser comparado ao lixo boiando na Bahia de Guanabara. Falta de educação e descaso das autoridades “incompetentes”.

Deixe uma resposta