Canal do Panamá se prepara para mais um tecon no lado Pacífico

0

canal-do-panama

O Canal do Panamá publicou edital de licitação para concessão, projeto, construção, desenvolvimento e operação de um terminal de contêineres que ficará localizado na área de Corozal Oeste, no banco leste da entrada do canal pelo Oceano Pacífico.

Após a direção do Canal do Panamá ter autorizado a ACP (Autoridade do Canal do Panamá) a seguir com o processo de licitação, o edital está disponível no site oficial: www.micanaldepanama.com

As quatro empresas pré-qualificadas terão até o dia 3 de fevereiro de 2017 para enviar suas propostas de acordo com as regras descritas no edital de licitação e estarão concorrendo a uma concessão de 20 anos.

Após um processo no qual foram recebidas propostas de sete empresas internacionais, o canal do Panamá anunciou em Abril que quatro empresas haviam sido pré qualificadas a participar da licitação para o terminal de Contêineres de Corozal.

Os quatro operadores portuários são a holandês APM Terminais, a francesa Terminal Link, a cingapurana PSA International e a holandesa Terminal Investment Limited.

Segundo a ACP, o desenvolvimento do terminal de contêineres em Corozal Oeste é parte da estratégia de diversificação de negócios do Canal do Panamá para manter sua competitividade e aumentar suas contribuições para o país.

O terminal, com capacidade para 5,3 milhões de  TEUs por ano, será desenvolvido em duas fases: a primeira fase para  a construção e operação de um terminal para 3,2 milhões de TEUs com um cais de 1350 metros e uma área de 66 hectares. A segunda fase vai cobrir mais 56 hectares adicionais e aumentar a capacidade em mais 2,1 milhões d TEUs.

O Terminal Corozal Oeste será desenvolvido como um “green port”, seguindo padrões ambientalmente responsáveis, minimizando os impactos na comunidade e providenciando soluções para problemas de transporte, ruído e relacionados à poluição do ar.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta