Taifeiros e Cozinheiros – Há uma carreira ou não?

45
4515

Eles cuidam de nossa alimentação, nossos camarotes, da limpeza das acomodações e por muitas vezes são meio que deixados de lado, ou então não tem sua importância devidamente reconhecida.

Cozinheiros e Taifeiros, nossos colegas da Seção de Câmara, passam por muitas vezes despercebidos pelas unidades, pois sempre temos uma comida saborosa, um pão quentinho, uma tolha limpa e uma cama aconchegante para dormir. Isso acaba virando rotina, como tem que ser, é lógico.

Porém, basta que estes profissionais cometam um mísero erro que todos percebem a sua presença a bordo. Uma pitada a  mais oua menos de sal na comida, uma toalha ou roupa de cama mal lavada ou mal passada, um atraso no almoço e todo mundo já está reclamando, percebendo que estes profissionais existem a bordo.

Mas e aí? Há uma carreira sólida para estes profissionais ou não?

Em empresas que realmente pensam grande e querem ser líderes, o bem estar do funcionário torna-se um fator crítico de sucesso, e isto inevitavelmente passa pelo conforto e pela qualidade da alimentação oferecida a bordo. Nestas empresas, Cozinheiro é posição de confiança e Taifeiro é sempre bastante observado, a  fim de que se tenha um padrão adequado e condizente com a própria condição do embarcado.

Outras empresas vão além e criam um interessante plano de níveis, o que acaba estimulando o profissional a atingir os níveis maiores de sua carreira, finalmente criando esta carreira, o que é de suma importância, num momento em que nos deparamos com diversas solicitaçõesde Cozinheiros e Taifeiros que desejam cambar sua CIR para o Convés.

Já temos inclusive a figura do Gerente de Catering, que é o profissional que justamente gerencia isso de terra, geralmente alguém que passou por estas funções a bordo por muito tempo ou que realmente tenha treinamento profundo na área.

Temos ótimos profissionais atuando nesta área em nosso país e esses merecem todo o nosso respeito e reconhecimento sempre, pois sem eles a estadia a bordo seria insuportável.

Grandes empresas tem investido muitos recursos oferecendo treinamentos a esses profissionais, desenvolvendo-os e agregando valor para as mesmas, tendo isso refletido no dia a dia da embarcação

Apesar de termos profissionais de ponta atuando no Mercado, infelizmente temos os famosos facas cegas e estes acabam se tornando verdadeiros problemas a bordo. Trabalham insatisfeitos, só fazem o básico (e muito mal) e ainda sobra para toda  a tripulação no final das contas.

É comida mal feita, alimento vencido na dispensa gerando não conformidade, é frigorífica suja, cozinha suja, e até mesmo profissional sem as mínimas práticas de higiene exercendo essa função.

Cozinheiro que não dá o seu melhor a bordo é dispensável. A Marinha Mercante e o Offshore não precisam deste tipo de profissional.

Esse papo de “isso é o que tem pra hoje”, do momento que se tem  material de qualidade a bordo (o que fica na dependência de extremo envolvimento do pessoal de bordo na confecção do pedido e do pessoal de terra na aquisição e entrega do material), não cola.

Já conheci tripulações que foram verdadeiras reféns, ficando a mercê de cozinheiros ruins durante travessias que fiz tanto no Longo Curso como nas pernadas mais longas na Cabotagem e não desejo isso pra ninguém. Ninguém me contou não, eu fui uma das vítimas também. Ainda bem que eles são menoria, pois a maioria com os quais trabalhei eram muito bons.

Os colegas justificavam sua péssima performance a bordo dizendo-se insatisfeitos com os salários, mas isso sinceramente não justifica atitudes deste tipo, uma vez que o salário já é sabido quando se é contratado.

Tenho visto ultimamente Chefes de Cozinha com conhecimentos de cozinha brasileira e internacional migrando para a Marinha Mercante o para o Offshore e isto tem sido fantástico, pois se podemos ter este tipo de profissional a bordo, certamente todos se beneficiam. Isso sem falar nos nossos cucas das antigas na Marinha Mercante que estão sempre se atualizando e buscando novidades, a fim de diversificar seu trabalho a bordo.

Mesmo assim, esses profissionais merecem mais reconhecimento por parte das empresas e das próprias tripulações, tanto em termos de importância como em termos de carreira, pois, como me dizia um ótimo cozinheiro filipino com o qual já trabalhei num navio lançador de linhas em duas frases sempre repetidas por ele em nossas conversas:

“If the galley stop, the vessel block” – “Quando a cozinha para, o navio atravanca”

“When the Chief Cook stop to think, the vessel start to sink” – “Quando o Cozinheiro para de pensar, o navio começa a naufragar”.

Você que está a bordo, neste momento, dê um bom dia ou um boa noite ao seu Cozinheiro, elogie quando ele caprichar na comida, agradeça ao Taifeiro pela roupa de cama limpa, pelo camarote arrumado, pelos corredores de sua unidade sempre habitáveis.

Todos queremos sempre um reconhecimento material por parte das empresas, isto é normal, mas tenham certeza que o reconhecimento por parte dos colegas, com um sincero elogio ou um “muito obrigado”, às vezes é tudo o que estes nossos colegas esperam em determinados dias, pois este tipo de reconhecimento não tem preço… TEM VALOR!

A você, Cozinheiro e Taifeiro “Faca afiada” – VOCÊ É O CARA!

Aos facas cegas… deixa pra lá que o Mercado está substituindo um por um.

Forte abraço a todos!

Por Rodrigo Cintra

45 COMMENTS

  1. é verdade. Eles são esquecidos e desconsiderados por muitos,não existe nenhum motivo plausível para tamanho desdem. Eles são preparados,sofrem em conjunto à bordo e acima de tudo eles são gente,assim como nós marítimos somos. Taifeiros e Cozinheiros,vocês são dignos assim como todo SER HUMANO é.

  2. Belas palavras, sou gastronomo e fui pra mercante e ja passei por varias cituações acima descritas, mas por ter pessoas ruins trabalhando mas com uma CIR na mão e se achando o rei. Mas acabei de me formar aqui em vitoria na capitania dos portos no CFAQ II e estou voltando pro mar assim que aparecer uma nova empresa, pois pedi contas para fazer o curso e ter a tão disputada CIR…

    • Boa tarde, Vinicius
      Estou terminando meu curso de gastronomia
      sou cozinheiro a 2 anos…e gostaria de informações ….sobre como ingressar na Marinha..ou alguma empresa relativa…abraços

  3. meu amigo vinícius,que você tenha toda sorte desse mundo!!!
    que DEUS te abençoe e te ilumine nessa sua nova caminhada. Você vai encontrar(e muito) gente ruim à bordo que vai querer te derrubar(mas não vai conseguir).Lembre,ou melhor,não se esqueça que lá fora tem gente aguardando e aplaudindo sua chegada. Torço por você e fique em paz.

  4. belas palavras meu amigo eu só um cozinheiro da offshore dizem que sou faca amolada, isso faz parte do trabalho temos que sempre esta se reciclando essa e a verdade….

    • Se vc é do Navio Havila Princess, posso dizer que vc é um excelente profissional, que além de cozinhar bem é um grande amigo no trabalho. (Caso não seja o citado em meu comentário, fica também minhas considerações).

  5. Ótimo artigo. É bom ver quem tem pessoas que reconhecem o trabalho de ambas as profissões em questão. Pois o que vejo são coizinheiros e taifeiros serem muitas vezes humilhados, devido estarem na posição “mais baixa” da hierarquia, que com certeza é um conceito ultrapassado, pois hoje trabalhamos em equipe, onde cada individuo tem sua importância
    para realização do processo de trabalho. Parabéns ao autor desse artigo e também aos nossos amigos taiferos e cozinheiros.

  6. Cada macaco no seu galho, conheço um Taifeiro que sabe falar inglês melhor que os Oficiais, ele é como se fosse o interprete nas reuniões de embarque, descriminação existe com tudo nesta vida, e no Brasil. Até do salário a galera reclama, eu era da Brioza dei baixa, fiz um curso de cozinha, hoje como CZA ganho mais que um 2°Sargento da Brioza.
    Abraço a todos

  7. Valeu, obrigado pelo apelo a nossa profissão. Sou cozinheiro e amo o que faço, não por opção, mas por prazer.
    Um abraço a todos!

  8. SOU CHEFE DE COZINHA HÁ MAIS DE 20 ANOS E ESTOU QUERENDO MIGRAR PARA OFFSHORE , FUI DA MARINHA DO BRASIL ONDE COMECEI MINHA CARREIRA DE COZINHEIRO, GOSTARIA DE SABER OS REQUISITOS BÁSICOS PARA COMEÇAR A TRABALHAR E ONDE CADASTRAR MEU CURRICULO , DESDE JÁ O MEU MUITO OBRIGADO

  9. SOU COZINHEIRO DE UMA EMPRESA A 12 ANOS,ESTOU CURSANDO GESTÃO AMBIENTAL,E TAMBÉM SOU TÉCNICO EM ELETRÔNICA COM REGISTRO NO CREA.
    SOLICITEI UMA INDICAÇÃO DA EMPRESA,PARA PARTICIPAR,DO CURSO DE ADAPTAÇÃO PARA ELETRICISTA CAAQ-l ME,VISANDO UMA MELHOR COLOCAÇAO.NEM RESPOSTA EU OBTIVE DA GERÊNCIA,E OLHA QUE NAS AVALIAÇÕES PROFISSIONAIS,MINHAS NOTAS SÃO ÓTIMAS E A FACA AFIADA.
    É BOM SABER QUE TEM PESSOAS, QUE LEVANTAM A NOSSA AUTO ESTIMA,E RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DE NOSSO TRABALHO.
    UM FORTE ABRAÇO A TODOS.

  10. pois bem meus amigos mercantes, eu sou um cozinheiro da empresa transpetro ,por sinal todos me consideram um bom cozinheiro (faca amolada), mais eu venho lutando ao longo destes 13 anos que trabalho embarcado pela melhoria de nossa profissão a bordo. sei que tem uma galera de cozinheiros faca cega da antiga que não evoluirão e nem fazem questão de aprender com os mais novos que estão chegando agora , muitos cozinheiros antigos aprenderam na marra o velho biguá kkkkkk , isso é coisa do passado . vamos colocar um bom almoço e uma boa janta com tudo que nosso colegas tem direito , pratos variados e uma boa sobremesa, temos varios recursos em nossas despensas, mais ainda sim temos cozinheiros que jogam certas coisas fora porque não sebem fazer ou tem preguiça mesmo , isso é um absurdo enquanto muita gente passa fome em terra o faca cega joga comida no mar na maior ignorancia. por isso eu acho que deveriamos reciclar estes maus profissionais ou então justa causa nestes merdas que só querem atrapalhar quem quer trabalhar. forte abraço e saldações marinheiras

  11. rapaziada vai ai uma dica … vão lá no predio da transpetro no centro do rio fazen uma ficha cadastral nos fundos do predio , lá vcs vão colocar esta ficha dai logo logo estarao chamando vcs . a empresa esta precisando muito

    • ola, Boa noite Andre.
      gostaria de uma opiniões sua
      como me ingressar em uma empresa marítima
      sou cozinheiro a 2 anos e tenho o curso de gastronomia e outros cursos técnicos.
      abraços

  12. Oi André Teixeira podes me passar o endereço da transpetro também procuro vaga como TAA e ta dificil sem indicação

    Obrigado, Wagner

    • cara vc tem que fazer um curso para tirar a CIR (caderneta de inscrição e registro ) pela marinha . vc entra no cite do CIAGA>MAR>MIL dai vc vai procurar o curso de formação de aquaviario é só isso , de uma olhada lá e ver abraços , andre teixeira

  13. No papel é bonito escrever,mas na pratica a maioria dos embarcados carrega o ranço que hotelaria e subalterno, prinçipalmente em plataformas BR, Embarco com o cozinheiro, e quero sair logo, as empresas de hotelaria não tem planos de carreira,”chefes de cozinha” antiquados não aceitam mudanças com medo de perderem sua boca,ou seja por mais boa vontade que tenha o bom cozinheiro é impedido de trabalhar, não tem apoio das empresas e os antiquados e que mandam nas cozinhas,ou seja isso não muda porque aquele que é bom cozinheiro quando perçebe essas diferenças e vai embora ,que é meu caso,vç fica frustrado,por não ter reconheçimento pelas empresas , sem contar um salario baixissimo cheio de descontos. arrependo amargamente de ter optado por embarcar.

  14. ola parabéns pelas palavras de aponho as taifeiro e cozinheiro pós eu já trabalhei de mnc moc taa e agora cozinheiro e em terra trabalho como eletricista pós só formado me eletroeletrônica pelo sena no momento estuo parado

  15. E aí galera,estou fazendo o curso pra taifero pelo senac rio visando trabalhar embarcado,e no curso mxm dexa vc apar d tudo,portanto só cabe a vc ser humilde n dexar o orgulho te abate,pq a funçao taifero nada mais é do que serviços gerais,…..

    Enfim estando la dentro muitas portas vao se abrir só cabe a vc correr atras dos seus objetivos e alcançar a vitoria profissionalmente …..

  16. Pessoal estou terninando o curso de taifeiro agora em Janeiro/2013 e se deus quiser vou crescer e espero que todos que estão nesta área sigam em frente. A Empresa boa é a sodexo,transpetro

  17. bom dia a todos !
    toda estas palavras foram muito bonita mais eu acho q as empressa deveria da mais valor ao cza taa por mais q vc faça numca esta bom e so muda o comando q retira o cza q tem 3a4 ano na enbarcaçao sera q isso e certo nosso sindicarto nao server para nada

  18. André Luís, taifeiro recem formado pela CFAQ II mas com uma vasta experiencia no ramo, servindo ja a varios anos no exterior em varios hoteis e restaurantes dos estados unidos agora combando para marinha mercante offshore ou longo curso gostaria de passa tudo que eu aprendi para a marinha mercante, logico com a convivencia no exterior o ingles fluente nao terei dificuldades em me comunicar. e parabenizo a excelente materia sobre cozinheiro e taifeiro fantastico e com certeza precisamos ser melhor visto pelas empresas e tripulação. abraço
    andrelbacha@yahoo.com

  19. Parabéns pela matéria os profissionais que trabalham no Catering Offshore devem ser valorizados e reconhecidos da importância de suas atribuições ligadas a Saúde e bem estar da tripulação.

  20. POIS É!! COZINHEIRO NA MARINHA MERCANTE SE VIRA NOS 30! TEM HORA PARA COMEÇAR TRABALHAR MAS MUITAS DAS VEZES NAO TEM HORA PARA LARGAR . NAO TEM CARREIRA É FUNÇAO GRATIFICADA “BR”,OU SEJA UMA HORA É CHEFE DE NADA OUTRA HORA E AJUDANTE DE COZINHA.AS VEZES QUEREM ATE QUE SEJAM LIXEIRO.NAO PODE ERRAR UMA UNICA VEZ QUE TE MALHAM E SAO POUCOS OS QUE AGRADECEM.ESTOU A 15 ANOS EMBARCADO E TENHO AMIGOS QUE HOJE SAO CHEFES DE GRANDES HOTEIS E EU CONTINUO NA MESMA. HÁ E NAO SOU FACA CEGA ELOGIOS NAO ME FALTAM .MAS NAO ENXE BARRIGA !ESPERANDO A PIEDADE DA MARINHA DO BRASIL UM POUCO DE RECONHECIMENTO PARECIDO AOS COZINHEIRO MERCANTES GRINGOS NO SEUS PAISES DE ORIGEM. SOU TECNICO DE COZINHA FORMADO NO SENAC NO TEMPO QUE NEM EXISTIA GASTRONOMIA NO BRASIL.GRANDES CHEFES FORAM FORMADOS NO SENAC.

  21. aviso aos companheiros cozinheiros formado em gastronomia ou senac,nao venham para a marinha mercante,nao tem nada mas gratificante que ser reconhecido e ter uma carreira.pois aqui vc é a unica funçao desvalorizada e sem carreira; entra lavando panela e sai doente. o salario pode ate ser melhor que o de terra pra quem quer começar, mas trabalhando em terra um dia vc pode ter certeza vc vai ser chefe de cozinha e com um salario bem maior que o daqui e sua satisfaçao sera grande.fica a dica

  22. CAIO VC NÃO AUMENTOU NEM DIMINUIU POR AÍ MESMO MARÍTIMOS QUEREM SER SUPERIORES AOS TAA E CZA SOU MARÍTIMO 32 ANOS INICIEI COMO TAA E PASSEI POR INÚMEROS CONSTRANGIMENTOS A BORDO E SEI O QUE SIGNIFICA TRABALHAR NESTAS DUAS FUNÇÕES NESTE PAÍS COLONIZADO POR PORTUGUÊSES FICA A DICA!

  23. PEGUEI MINHA CIR AGORA NO INICIO DE FEVEREIRO E PRETENDO COMEÇAR LOGO !!! NUNCA TRABALHEI NO RAMO MAIS ESTOU NA ESPECTATIVA PARA O MEU PRIMEIRO EMBARQUE !!! ESPERO PODER DAR O MEU MELHOR COMO TAIFEIRO !!! ACHEI MUITO LEGAL ISSO QUE EU LI !! ESPERO REALMENTE TER VALOR .

  24. Dizia o maior general de todos os tempos, o Napoleão Bonaparte: “Um exército marcha sobre o estômago”.
    “Soldados, marinheiros e aviadores devem ser alimentados antes de poderem lutar. No sentido do dia a dia, a comida é mais essencial às forças armadas do que a munição”, diz o historiador militar John Lynn.
    Depois dessa declaraçao eu quero ver oque transpetro vai falar,ja que nao temos carreira! ,no minimo teria que manter o salario mesmo ocupando a funçao inferior por ela estabelecida:la vc passa varios anos na funçao de chef ai derrepente vc passa pra 2cza ganhando menos. .oque vcs acham disso? alem de perder a funçao vc perde 1000 reais.

  25. sim e verdade,cuidamos da alimentaçao e da saude de todos a bordo da frota.mais abordo de navios a situaçao nos mais antigos e muito precaria.barulho intenço da embarcaçao, colchoes mts das vzs velhos e com desnivel ao centro prejudicando uma noite de sono e o bom desempenho da profiçao ,extresse emocional e fadiga pois tds os dias estamos atuando sem folgas durante toda a jornada etc..onde existe o (sgf) obrigaçaoes de cada um cozinheiro dividindo tarefas antes feitas as pelos 02 responssaveis pela cozinha.Onde os 02 sao cozinheiros e so 01 ganha gratificaçao,o outro q fas o mesmo serviço nao recebe nada e fica desmotivado se reservando a faser uma partye do cerviço nao ajudando o cozinheiro e muitas das veses nao ajudam a subir com o material pesado da frigorifica ficando o cozinheiro ao subir com material e descer prejudicar sua coluna e um afastamento por queda trasendo consequencias inesperadas.e assim que acontesse todos os dias e qnd nao temos substitutos.Hj os cozinheiros tem uma faculdade de GASTRONOMIA SAO TECNICOS como e o bombeador eletricista e enfermeiro mais a desigualdade nao deicha que sejamos tambem suboficiais pois se temos hj uma univercidade e o senac tecnico onde formam-se proficionais tecnicos e o seguimento vai ate uma univercidade porque nao somos incluidos no quadro de sub como os de mais ? ainda estao pençando no passado ? onde esta a evoluçao so existe na teoria aqui no brasil…

  26. estamos sem força do nosso sindicato para rever a situaçao de sendo os 02 cozinheiros so 01 ganha gratificaçao isso desmotiva qualquer um e alem de trabalahrmos somos motivos de chacota as vzs temos que se virar nos 30 fsr receber rancho na madrugada e no dia seguinte voltar para cozinha e cumprir a jornada cançados trabalhar as vzs sem material adequado para cumprir a tarefa sofrer com problemas nao solucionados no cetor as vzs precario.so querem por na nossa conta comer bem ter um cafe diferenciado etc mais nao temos um camarote mts das vzs decente para repousar e uma internet precaria que nao funciona na bacia de campos nos deichando sem comunicaçao por 10/11/12/20 dias com os familiares.e uma boa profiçao mais tem a diferença de offshor e navio.temos um periodo a bordo de 60 dias x 30 e 90 x45 damos nosso sangue a empressa ficando mais no navio do que em casa.o bom seria 60 x 45 e 90 x 60 mais digno e condisente com que passamos tds os dias aqui.desconto em quase tudo seja no plano muito elevado seja na alimentaçao mais cara da marinha mercante e detalhe quando ficamos ospedados em hotel nao temos direito a alimentaçao so cafe da manha.02/03/04 dias sem comer nada so pelo dia pois muitas das vzs saimos de casa sem dinheiro para se manter na rua o reembolço de passagem leva de 02/03 dias para cair na conta..a nossa situaçao e uma vergonha..tem beneficios bons e verdade mais falta corrigir muitas coisas ainda e melhorar..

  27. eu me garanto e so recebo mutos elogios,so tem uam coisa tem que haver uma melhoria salarial kd a evoluçaõ,que tal um a remuneraçõ de 7500 reais para começar, vamos valorizar,,ja que e um trabalho altamente tecnico…..

  28. O COMPANHEIRO CAIO ESTÁ CERTÍSSIMO, O CZA OU TAA SÓ SÃO NOTADOS QUANDO DÃO UM PEQUENO DESLIZE.
    A BORDO TEM UNS IMBECIS QUE EXIGEM PRATOS QUE SUAS MULHERES NUNCA FIZERAM, QUANDO ELES ESTAVAM DE FOLGA. PRINCIPALMENTE AQUELES PROVENIENTES DE FAMÍLIAS MAIS POBRES.
    MEUS QUERIDOS TRABALHEI NA ALIANÇA AONDE TEM UM BANDO DE OFICIAIS ARROGANTES. NÃO PERDERIA MAIS O MEU TEMPO FAZENDO CURSOS NA ÁREA DA GASTRO PARA SER MARÍTIMO. AQUI FORA OS HORIZONTES ESTÃO SE ABRINDO. TRABALHO SOMENTE AS SEXTAS E SÁBADOS EM UM BUFFET DE FESTAS, E GANHO MELHOR DO QUE EMBARCADO. VALORIZEM SE!
    AQUI FORA VOCÊ PODERÁ SER UM GRANDE CHEFE E TER O SEU VALOR.
    QUERIDOS NÓS JÁ TEMOS ATÉ UM ´´REALITY SHOW“!

  29. PARABÉNS a todos os cozinheiros e taifeiros da nossa valorosa Marinha Mercante. Muito grato a todos os que trabalharam comigo nesse marzão de meu Deus.

Deixe uma resposta