Portal Marítimo entrevista – Marcinho da Prestomar

0

carlinhos-prestomar

Figura muito conhecida principalmente na área do Rio de Janeiro por sua presteza e solicitude no atendimento a diversas demandas dos armadores, Marcio Machado, o famoso “Marcinho” da Prestomar, é uma pessoa sempre sorridente e atenciosa.

Nesta entrevista tivemos o prazer de conhecer um pouco mais sobre sua história e sua empresa, a Prestomar, líder na área de agenciamento Marítimo.

PM – Fale-nos um pouco sobre sua caminhada e como você teve contato com a atividade marítima.

Marcio Machado – Aos 12 anos, comecei a acompanhar o meu querido pai, Sérgio Machado, por ocasião das visitas que realizava como Agente Marítimo, a bordo dos navios contêineres da extinta empresa de navegação marítima Netumar, onde dedicou mais de 50 anos de sua vida profissional.

Durante essas inesquecíveis  oportunidades, me envolvi totalmente com a navegação e me apaixonei pelo ofício de Agente Marítimo, passando a conhecer muitos profissionais do ramo, além dos inúmeros representantes das autoridades portuárias no Porto do RJ.

Ao lado do meu ídolo maior, pude adquirir preciosos ensinamentos, conceitos, atitudes e virtudes que um Agente Marítimo necessita para se tornar confiável e próspero.

PM – E a Prestomar? Como foi a caminhada histórica da empresa até tornar-se líder num mercado tão seletivo como o de agenciamento Marítimo?

Marcio Machado – Em 1995, após aposentar-se da Netumar, meu pai, concretizou um velho sonho e fundou a agência Prestomar. Nessa mesma época, uma onda de terceirização ganhou espaço nas grandes corporações, com isso, muitas empresas começaram a enxugar seus quadros de funcionários e na H.Dantas, única empresa em que trabalhei durante sete anos, não foi diferente. Mediante a preciosa orientação do meu eterno Guru Carlinhos (Camorim), na época gerente da Sulnorte (empresa do grupo H.Dantas), propus a terceirização do meu próprio serviço.  Proposta imediatamente aceita pela Diretoria, estava eu na Prestomar, ao lado do meu pai e com nosso primeiro cliente.

De lá pra cá, mais de duas décadas se passaram, uma preciosa equipe foi formada e algumas dezenas de EBN’S passaram a contar com a nossa ampla assessoria.

PM – Qual é o segredo para sobreviver a uma crise desta dimensão e que atingiu em cheio a atividade marítima?

Marcio Machado – Nosso espírito de parceria estará sempre acima de tudo!!!

Desta forma, continuamos agindo com total fidelidade, profissionalismo e dedicação aos nossos clientes, compreendendo todas as dificuldades enfrentadas por todos nesse momento.

PM – O que os clientes da Prestomar podem esperar de vocês ao contratar seus serviços?

Marcio Machado – Uma equipe treinada e comprometida, empenhando-se totalmente para cumprir com êxito todas as operações.

As embarcações de nossos clientes, são nossas embarcações.

PM – Em termos de diferencial, o que você destacaria na Prestomar em relação à concorrência?

Marcio Machado – Algo muito simples e fácil, que aprendi com meu pai no início da minha jornada, tratando o próximo como gostaria de ser tratado. Alie a isso, uma boa dose de humildade, dedicação e amor à  profissão e aí está a nossa essência.

PM – Digamos que você pudesse dizer claramente a seus clientes tudo aquilo que eles poderiam fazer para que seu atendimento aos mesmos fosse otimizado, permitindo, inclusive, que eles saiam mais satisfeitos. O que você recomendaria?

Marcio Machado – A relação entre uma EBN e o seu Agente Marítimo, uma vez consolidada, deve amparar-se na confiança e num desempenho profissional dedicado e eficaz. A partir daí prevalecerá o sucesso  nas operações. A manutenção desse conceito é a garantia de satisfação para ambos.

PM – Como você vê o futuro recente diante da crise?

Marcio Machado – Mediante a incerteza geral ainda presente, é fundamental uma imediata aproximação entre Contratante e contratado, onde deverão ficar claras a novas condições contratuais, levando-se em consideração a grande queda na receita, em praticamente todos os contratos das embarcações que ainda permanecem operacionais. A partir dessa transparência, poderão ser  avaliados cortes, readequação de funções, além de outras reestruturações que obrigatoriamente serão implementadas, para que possamos prosperar, até que os projetos e operações sejam retomados.

PM – Dá para conciliar família e atividade profissional? Qual seria o segredo?

Marcio Machado – Para que um Agente Marítimo possa prosperar, cumprindo fielmente com as suas obrigações, obtendo a confiança necessária das autoridades, dos seus clientes e do mercado em geral, a sua família precisará ter a mesma consciência que a de um médico obstetra, que a qualquer momento, onde quer que esteja, seja a hora que for, terá que deixar o conforto do seu lar para cumprir o seu papel.

E aquele que o faz com amor, certamente  retornará feliz.

PM – Deixe uma mensagem para os leitores do Portal Marítimo.

Marcio Machado – Prezados profissionais da navegação, é mais do que claro que precisamos nos readequar a essa nova realidade imposta pela crise, porém, mantenham a fé em Deus e continuem dedicando-se ao máximo em suas funções, pois nenhuma tempestade dura para sempre!!!

Um forte abraço a todos.

Nós do Grupo Portal Marítimo agradecemos pela entrevista e desejamos todo sucesso ao Marcinho, tanto em sua vida pessoal como na Prestomar.

Deixe uma resposta