Governador quer negociar os royalties do petróleo contra a crise no Rio de Janeiro

1
120

pezaoagbrasil

O Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, negou que tenha conversado com o Governo Federal sobre uma intervenção no Estado devido à crise financeira, conforme foi noticiado pelo jornal O Globo dessa sexta-feira (11).

Ele conversou com a imprensa após a assinatura de convênio com o Ministério da Integração Nacional para o repasse de recursos para prevenção de desastres naturais, no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado.

Mais cedo, também no Rio de Janeiro, o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, descartou uma intervenção federal no Estado e sugeriu operações financeiras envolvendo royalties futuros da exploração do petróleo. Ao ser informado dessa declaração, o governador explicou que há um ano e meio vem propondo essa alternativa ao Governo Federal, que precisa autorizar a operação.

“Uma operação não só com os royalties do petróleo, colocamos também dívida ativa, ações da Cedae, uma série de iniciativas que eu estou a um ano e meio pedindo ao Tesouro Nacional. Levei diversos pareceres de economistas mostrando que securitização de ativos não impactava no déficit primário. Acho que finalmente aceitaram a nossa proposta, porque é para nós realizarmos a travessia desse momento enquanto aprova as nossas medidas”, disse. “Cansei de falar que eu não estava inventando a roda aqui, isso já foi feito para outros estados”.

Pezão exemplificou operações do mesmo tipo negociadas pelos ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e Paulo Artung no Espírito Santo, ambos usando os royalties do petróleo, e Beto Richa no Paraná, com os royalties das águas de Itaipu.

“O ativo nosso é muito forte, tem um valor de face hoje que todos os fundos de investidores estrangeiros querem comprá-lo, ainda mais com a recuperação da Petrobras, ainda mais com a abertura agora que tem, sobe muito o valor dele. As ações da Cedae [Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro] são um ativo muito forte. A nossa dívida ativa, analisando o fluxo dela, a gente pode conseguir R$ 3 bilhões a R$ 4 bilhões. Isso depende do mercado e do momento”, disse o governador.

Fonte: Terra

Por Redação

1 COMMENT

  1. Senhores, bom dia. Leitor assíduo do PORTAL MARÍTIMO, gostaria de saber se há uma companhia de navios cargueiros que faz transporte de passageiros para Espanha, levando também um container de objetos pessoais. Grato,

    Marcelo Cordeiro

    ________________________________

Deixe uma resposta