Incidente com queda de Top Drive mostra a necessidade de atenção com a Segurança durante as operações

0

top-drive

Mais um incidente ocorrido recentemente, dia 15 de setembro, que nos mostra a importância da atenção de todos os envolvidos nas operações de perfuração e a atenção é em cada detalhe, eu tudo em volta.

Nunca devemos subestimar o alto nível de exposição a diversos riscos quando se está trabalhando numa sonda de perfuração, mais especificamente no piso da perfuração, o famoso “drill floor”. Percebam ainda que o incidente ocorreu de madrugada.

Este vídeo é uma oportunidade de aprendizado e principalmente para mostrar às equipes que aquela área é de altíssimo risco, pois principalemte Plataformistas, Assistentes de Torrista e Torristas estão expostos diretamente a fatores químicos, físicos e ergonômicos. A queda de um top drive é algo a ser investigado e avaliado.

Vamos ao vídeo:

Uma falha no Bloco do Coroamento ou na Catarina e quem estiver abaixo corre sérios riscos.

Cabos mal inspecionados ou especificados podem causar isso também.

Enfim, a Manutenção é PRIMORDIAL. Dificilmente o que ocorreu não foi gerado por uma falha de Manutenção e sabemos que infelizmente algumas empresas ainda insistem em não liberar os equipamentos para receberem a devida manutenção para as sondas não entrarem em down time.

Ninguém está livre de coisas assim e por isso os riscos envolvidos devem ser perfeitamente entendidos por todos e é primordial sabermos que as pessoas envolvidas nas atividades estão cientes desses riscos e de como mitigá-los e mais do que isso, que o pessoal envolvido nas verificações diárias dos equipamentos possuem o conhecimento necessário não somente para entender o que deve ser feito, mas também as consequências de não fazer.

Vidas podem ser ceifadas e o maior objetivo de quem embarca é voltar pra casa inteiro, e nem pode ser diferentes.

Vamos utilizar este vídeo como exemplo e conscientizar nossas equipes de bordo.

Segurança em primeiro lugar.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta