CEO da Statoil prevê rápida recuperação do petróleo

0

eldar-saetre

O mercado petrolífero vai voltar ao equilíbrio mais rápido do que o esperado, afirmou o CEO da Statoil, Eldar Sætre, em recente declaração à Imprensa.

A declaração vem na esteira do acordo assinado recentemente pelos países membros da OPEP para que se reduza a produção de petróleo para 32,5 milhões de barris por dia, num esforço para que se consiga a valorização do preço do barril.

“Nós basicamente indicamos que o equilíbrio vai acontecer em algum momento durante 2017. eu acho que este acordo da OPEP vai forçar este equilíbrio para o primeiro semestre de 2017,uma vez que ele já está sendo cumprido”, declarou o executivo.

“A previsão do mercado é de um barril a US$ 60 ainda em 2017, mas com bastante volatilidade, já que pode haver picos de preço acima desse valor devido a falta de investimentos. Porém os impactos desta recuperação  não serão tão claramente visíveis já em 2017”, completou Eldar.

O que temos hoje é um brent já batendo perto da casa dos US$ 55 dólares, o que faz com que qualquer das previsões anteriores sejam questionáveis.

É importante lembrar que, apesar dos benefícios de um barril a um preço alto, o custode produção deste barril também é mais alto, o que faz com que investidores e petrolíferas montem um quebra-cabeças coberto de subjetividade e onde a permissão para errar é bem menor do que antes.

Vamos ver o que acontece e esperamos sempre que as melhores previsões estejam certas.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta