Estaleiro coreano Samsung cancela pedido de FPSO

0

samsung

A Samsung Heavy Industries, gigante da área de construção naval localizada na Coréia do Sul, anunciou na semana passada que um pedido de US$ 783 milhões foi cancelado.

O pedido era referente a uma FPSO, feito por uma empresa cujo nome o estaleiro não revelou, apenas atendo-se a informar que era um grande armador europeu que não enviou uma ordem de compra dentro do prazo estipulado no orçamento enviado ao mesmo.

Diversas fontes afirmam nos bastidores que o tal armador era a holandesa SBM, e a revista Tradewinds acabou mencionando o mesmo recentemente.

Na verdade era uma pedido que vinha sendo postergado desde 2009 e que envolvia outras unidades e acabou sendo cancelado em face dos diversos desafios que o estaleiro vem encontrando devido a recente queda de demanda na Construção Naval.

A situação é crítica e até o final de 2016, os três maiores estaleiros coreanos, que são Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering, Hyundai Heavy Industries e Samsung Heavy Industries, já terão reduzido suas forças de trabalho entre 10 e 15% como parte das diversas medidas de contenção de despesas,conforme o Financial Times publicou recentemente, em Novembro.

Para se ter uma ideia, no segundo semestre de 2016, estima-se que 40 mil funcionários foram demitidos.

É a crise mundial em mais uma de suas facetas atingindo em cheio a Construção Naval.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta