O Líder

0
186

Ser líder não é fácil, não é algo que todos consigam com facilidade. Todos temos problemas relacionados a isto, pois somos sempre um dos dois – ou ambos – líder ou liderado. Hoje não irei falar dos naturais, aqueles que já nasceram com espírito de liderança, e sim daqueles que sofrem, dia após dia, na busca pelos acertos e respeito dos seus liderados – a grande maioria de nós.

Um líder jamais agrada todos seus liderados. De fato, um líder não precisa agradar. Um bom líder os cativa, e os coloca sutilmente no bolso esquerdo (confiram minha nota “Bolso esquerdo“, no facebook). Mas como alcançar tal ponto? Como aprender a gerenciar diversas opniões, anseios e wishes de todo seu time? Não, não irei fornecer a receita de bolo para tal, pois se eu a tivesse, estaria no mínimo, milionário. Mas o caminho das pedras é claro. Não é curto, não é fácil, mas seguí-lo o fará mais forte a cada nova pedra encontrada. Não se engane pois, quando alcançá-lo, à sua frente apresentar-se-á talvez a etapa mais difícil: o gerenciamento, que vai mantê-lo ou não neste patamar.

Eu já li bastante sobre liderança, e me deparei com diversos textos citando as “5 características de um líder”, as “7 características”, as “1trilhão de características”, e por aí vai. Isso varia com o autor, com a capacidade dele de concisão e com o apelo que se deseja escrever. Em minha humilde busca pelo acerto, posso dizer que tenho em mente 3 pontos que resumem bem o que um líder precisa para, no mínimo, não meter os pés pelas mãos. Serei conciso, prometo:

O líder e a motivação

Um líder precisa fazer seus liderados se sentirem parte do time. Um líder não lidera máquinas, e sim material humano. E o time, precisa estar em busca de algo grandioso, importante. Um líder ajuda seus liderados a identificarem o rumo que pretendem seguir, e assim lhes oferece o que mais querem: um sentido/razão, uma bandeira, mesmo que seja no trabalho. Isto não está ligado a motivação, isto é motivação, literalmente.

O líder de líderes

Um líder não pode focar em ter um bom liderado, um bom empregado. Um líder precisa formar outros líderes. Um líder sabe como construir outro, sem medo da competição, da concorrência. Ninguém sabe tudo, ninguém tem pleno controle da situação. Você educa seu filho somente para obedecer, ou o educa para exercer liderança? Um líder é também um mentor.

O líder e os resultados

Resultados incomuns de pessoas comuns. Isso ocorre pois o líder desperta o melhor da cada um, através da motivação (primeiro item). O líder dá o seu melhor, não apenas o cobra. Ele incentiva, indiretamente, à todos, simplesmente fazendo com que seus efforts sejam percebidos, e possam ser claros no resultado final. Todos precisam ver sua colaboração no resultado.

Isso você aprende nos livros, isso você encontra na internet. Com a experiência você irá adquirir suas próprias técnicas. As minhas são… bom, não vou abrir o jogo por aqui. Até porque ainda estão em fase de teste…

yeah!

Por Caê Mahan

Deixe uma resposta