Statoil faz seu primeiro investimento em energia solar e reforça sua liderança em energias renováveis

0

statoil_logo_detail

A empresa norueguesa Statoil fez seu primeiro investimento em tecnologia voltada a geração de energia foto voltaica, popularmente conhecida como energia solar, iniciando seus esforços para gradualmente complementar seu portfólio petrolífero com energias renováveis, informou a empresa nesta terça feira.

“Estamos dando nosso primeiro passo na energia solar com um investimento junto à Oxford Photo Voltaics (Oxford PV), empresa líder no setor”, declarou o CEO da Statoil, Eldar Saetre, durante conferência.

A estatal norueguesa não revelou o valor dos investimentos, mas adiantou que é apenas um pequeno investimento para “sentir” este mercado. Porém,ainda que discreto, o investimento reforça a liderança da empresa em energias renováveis quando comparada às grandes petroleiras no mundo.

A Oxford PV, uma empresa que atua em tecnologia solar, declarou que recebeu investimentos que totalizaram US$ 10,2 milhões oriundos de três empresas investidoras, dentre elas a Statoil.

Segundo Irene Rummelhoff, Diretora de Energias Renováveis da Statoil, a empresa pretende fazer algum dinheiro com este investimento. A executiva lembra que recentemente a Statoil fez investimentos maiores em energia eólica.

Em fevereiro a Statoil lançou um fundo de investimentos para projetos em que a mesma entra como sócio minoritário em empresas que estão em crescimento, preferencialmente junto com outras empresas maiores, e está considerando maiores investimentos em energia solar e eólica.

Trata-se de um mercado onde há uma dura concorrência e poucos projetos e a Statoil reforçou sua posição em investir em todo tipo de energia renovável, porém, mantendo um foco especial na energia solar e eólica.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta