AIE prevê equilíbrio do setor petrolífero já em 2017

0

petroleo

O mercado do petróleo poderá começar a voltar ao equilíbrio a partir de 2017, na condição que os principais países petroleiros respeitem seu compromisso de reduzir a produção, indicou a Agência Internacional de Energia (AIE).

“Se a Opep e os países de fora da Opep aplicarem estritamente seu acordo de redução de produção, as reservas mundiais começarão a baixar durante o primeiro trimestre do ano que vem”, afirma a organização em seu relatório mensal sobre o petróleo.

A agência, que representa os países consumidores, calcula que a redução da produção poderá alcançar 0,6 milhão de barris por dia (mbd).

Desde 2014, a Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) inundou o mercado para competir com os produtores de petróleo de xisto americanos, fazendo com que os preços caíssem.

Mas, em 30 de novembro passado, deu uma guinada em sua estratégia e concordou em reduzir a produção em 1,2 mbd, ou 32,5 mbd, durante um período de seis meses a partir de janeiro.

Além disso, 11 países produtores que não fazem parte do cartel também se somaram ao acordo e, no sábado passado, concordaram em cortar 558.000 b/d. O maior esforço será da Rússia, com uma diminuição de 300.000 b/d.

A estratégia parece estar funcionando e, depois do acordo, o Brent passou a ser negociado em torno dos 55 dólares.

Fonte: AFP

Por Redação

Deixe uma resposta