Cuidado! Alerta de fraude com vagas falsas sendo postadas

3

golpe

Infelizmente há pessoas que ultrapassam todos os limites do mau caratismo e por isso resolvi escrever este artigo, com a finalidade de alertar a todos os nossos leitores em relação a este tipo de fraude, cada vez mais comum.

É um esquema sofisticado, que envolve pessoas de diferentes lugares divulgando falsas ofertas de emprego em nome de grandes empresas como Shell, BP, Chevron e muitas outras.

As vagas são divulgadas em redes sociais, principalmente no LinkedIn e no Facebook, ou até mesmo por e mails mandados diretamente às vítimas.

É importante que todos entendam que o objetivo dessas fraudes é obter informações pessoais ou até mesmo dinheiro.

O que tem acontecido no LinkedIn, com supostos recrutadores oferecendo vagas para “empresa de renome”, trata-se basicamente de pessoas que desejam ter seus posts ou perfis acessados para que sejam melhor ranqueados na rede social e assim apareçam nas buscas. Percebam que a maioria esmagadora deles declara-se “em transição de carreira” ou “investindo em projeto pessoal”,mas este projeto nunca fica claro. Geralmente usam e mails que não possuem uma extensão oficial de nenhuma empresa,sendo e mails comuns do yahoo, gmail, hotmail, etc.

Há exceções? Sim, há. Mas como todas as exceções, são pouquíssimas.

E você, profissional de Recursos Humanos free lancer ou você empresa do ramo que se diz séria, mesmo que ainda pequena, e ainda utiliza contas com extensões comuns, entenda que infelizmente você é uma parte que acabará pagando pelo todo. Invista numa conta por um provedor corporativo, abra sua empresa,quer seja como MEI ou EIRELI, nem precisa ser no Simples. Isso é um mínimo a ser investido. A não ser que você esteja prestando um serviço ilegal, sem emissão de nota ou sem as devidas formalidades e se você está fazendo isso, já fica claro que não é um profissional sério.

Vocês que sempre nos dizem o que é bom ou ruim para a nossa imagem, agora leiam isso e coloquem na cabeça que isso vai ser bom para as suas imagens.

Agora, em relação ao dinheiro, a abordagem geralmente ocorre diretamente no e mail da pessoa, ou às vezes por telefone, até mesmo porque muitos são descuidados e divulgam seus telefone abertamente nas redes sociais.

Minha recomendação é de simplesmente não responder a essas pessoas, quer seja pelas redes sociais ou pelo e mail, já que as empresas sérias sempre usam duas opções para seu recrutamento: seu departamento de RH ou uma empresa de recrutamento. Se forem grandes, podem ter certeza que vão usar empresas de recrutamento de tamanho proporcional, como Robert Half, Michael Page, Randstad e algumas outras poucas.

Informar à Polícia qualquer abordagem por telefone é altamente recomendado nestes casos.

Alguns sinais podem ser notados em ofertas de emprego falsas e as grandes empresas simplesmente não adotam as práticas citadas abaixo:

1- Solicitar quantias em dinheiro para taxas de visto de trabalho, impostos ou parte das despesas de viagem.

2- Solicitar informações como número de passaporte e documentos, assim com dados bancários logo no início. Entendam que esses documentos são apenas solicitados após um contato formal, já num estágio bem avançado do recrutamento.

3- Envio de e mails oriundos de contas comuns, com extensões como Yahoo, Gmail,Hotmail, como já citado anteriormente.

4- Comunicação feita por celulares, ao invés de números fixos, ou até mesmo de números bloqueados.

5- Comunicações por escrito com muitos erros gramaticais

6-Insistência em informar que a vaga é urgente

7-uso de documentação com formatação inadequada, geralmente muito pobre em detalhes.

Espero ter ajudado a todos, pois no meio de uma crise e com tanta gente buscando emprego,sempre há os espertos de plantão, que aproveitam para dar golpes e mais golpes, levando não somente o dinheiro, mas as esperanças de muitos colegas.

Por Rodrigo Cintra

3 COMENTÁRIOS

  1. Alguem sabe da empresa greener oil and gás reino unido estão mandando proposta de emprego mais não tenho informação sobre a empresa.

Deixe uma resposta