Quem poderia ajudar a Farstad?

0
1606

E as especulações sobre o destino da Farstad continuam no noticiário internacional, pois uma grande pergunta não para de ecoar: quem poderia socorrer a empresa?

É inegável que a Farstad possui uma posição fortemente estabelecida no mercado e uma frota realmente moderna e operacional, porém, o grande desafio agora é lidar com um cenário onde as dívidas da empresa se avolumaram e hoje estão em valores bem acima do que seria aceitável pelo mercado e isso dificulta a aquisição de fundos ou a entrada de um parceiro que realmente assuma alguns riscos consideráveis.

O fato é que tais especulações, que sempre ocorrerão num setor que movimenta a soma de recursos em questão, apontam em duas direções: John Fredriksen (Deep Sea Supply) e Kjell Inge Røkke (Aker).

No cenário atual, tanto a Deep Sea Supply como a Aker teriam os recursos necessários para auxiliar a Farstad. Porém, a Aker não somente investiu muitos recursos, como também neste momento está profundamente envolvida com a reestruturação da dívida da Solstad Offshore, através da parceria com a Rem, o que deixaria a Deep Sea como um parceiro quase que certo para a Farstad.

Por outro lado, segundo o CEO da Aker, Øyvind Eriksen, a empresa estaria preparada para voltar a olhar com mais atenção para a possível parceria com a Farstad, mas deixa claro que isso seria feito de uma maneira meio que indireta, através de uma possível parceria entre a Solstad e a Farstad, na qual a Aker auxiliaria nas negociações.

Correndo por fora, estaria a Wilhelmsen.

Será?

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta