Comissão Econômica indica previsão de 20% de aumento no preço do petróleo

0

O preço do petróleo aumentará 20% este ano, e das commodities em geral cerca de 8%, sinalizou nestas terça-feira a Secretária-Executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), Alicia Bárcena, em evento na República Dominicana. A retomanda nas cotações ocorrerá após queda de 47% do setor de energia e petróleo e de 17% em 2016, indicou a autoridade.

“O petróleo vai aumentar em torno de 20%, e o preço das matérias primas, 8%”, afirmou Alicia em conferência de chanceleres da Cepal.

Ela afirmou que é uma boa notícia para países produtores de petróleo e alimentos, mas ruim para os países da América central e do Caribe, “importadores líquidos” de petróleo.

A queda da cotação das commodities levou a região a registrar dois anos de contração econômica. Após um recuo de 1,1% em 2016, o PIB da América Latina deve crescer 1,3% este ano, estima a Cepal.

Vinculado a isso, a pobreza na região aumentou um ponto percentural entre 2014 e 2015, passando de 28,2% a 29,2%, afetando 175 milhões de pessoas, afirmou Alicia.

“É preciso ter muita atenção pois aquelas conquistas que teve nossa região de pobreza, que são muito importantes, têm que ser mantidas e só serão se protegermos o pressuposto dos gastos sociais”, sustentou a secretária da Cepal;

Ainda assim, ela prevê uma maior desvalorização das moedas latino-americanas frente ao dólar diante das novas políticas econômicas do presidente americano, Donald Trump. Frente à “incerteza” que gera o novo governo nos Estados Unidos, Alicia clamou pelo aprofundamento da integração de cadeias de produção, maior comércio intrarregional e diálogo permanente entre governos e o setor privado.

Fonte: O Globo

Por Redação

Deixe uma resposta