Líbia triplica produção e vai reabrir setor petrolífero para investimentos

0

A Líbia pretende reabrir o setor petrolífero para novos investimentos, à medida em que tenta dobrar sua produção, afirmou hoje o principal dirigente de petróleo do país.

A produção do país do norte da África triplicou desde meados do ano passado, para cerca de 700 mil barris. O impulso aconteceu após a criação de um governo unificado, que levou as milícias locais a reabrir poços e produção e portos importantes para escoamento da commodity.

Em evento em Londres, Mustafa Sanallah, Presidente da National Oil, a petrolífera estatal, afirmou que pretende acelerar o renascimento da indústria de energia local atraindo investimento estrangeiro.

“Queremos retirar nos próximos meses nossa moratória auto-imposta sobre o investimento estrangeiro em novos projetos”, disse, acrescentando que estudos feitos antes do conflito civil no país estimavam que a Líbia precisava de algo entre US$ 100 bilhões e US$ 200 bilhões em investimentos.

Com a expectativa da volta do dinheiro estrangeiro, o país espera elevar a produção para 1,25 milhão de barris até o fim do ano, antes de retornar ao nível registrado no pré-guerra, de 1,6 milhão de barris por dia, até 2022.

Fonte: Dow Jones Newswires / Estadão

Por Redação

Deixe uma resposta