Vard vai construir pesqueiro de última geração para a Aker BioMarine

0

A Vard da Noruega assinou um contrato com a Aker BioMarine para a construção de um  navio pesqueiro de última geração a ser utilizado na pesca do famoso camarão da Antártica, o krill.

O novo navio segue o design VARD 8 10, e tem uma série de especificações para uma pesca sustentável na Antártica. Ele tem 130 metros de comprimento por 23 metros de boca e possuirá uma tecnologia em estado da arte embarcada, já que é um navio único e sem precedentes. Todos os equipamentos serão projetados e montados dentro dos mais rigorosos padrões de proteção ao Meio Ambiente.

Segundo a Aker Biomarine, o navio encomendado representa um marco até mesmo pelo fato de o projeto ser todo concebido em colaboração entre os engenheiros da VARD com os Pescadores da Aker Biomarine, profissionais que estão na ponta da cadeia produtiva, em contato direto com o krill. O navio será ambientalmente responsável e será capaz de processar todo o material de rejeito que for gerado pela pesca do krill na Antártica.

A entrega está programada para o final de 2018 na Vard da Noruega e o casco do navio será construído no estaleiro da Vard na Romênia, em contrato que ainda está sujeito a algumas condições e acertos entre as partes.

“Este é um projeto empolgante para um pesqueiro, e estamos ansiosos para inicia-lo. Nós desenvolvemos muitos navios inovadores para a Aker desde os anos 80 e este projeto em si representa algo que desde a sua concepção mostra uma total inteiração entre os profissionais da pesca, o pessoal de projeto e toda a tecnologia envolvida”, declarou o CEO da Vard, Roy Reite.

Ficamos aqui nos perguntando quando a pesca no Brasil vai evoluir a ponto de termos navios deste porte por aqui. Nossa costa está aí… colossal…

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta