Iraque planeja ter uma grande frota de petroleiros

0

Segundo declarações de Jabar al-Luaibi, Ministro do Petróleo do Iraque, o país deve investir em uma grande frota para escoar não somente sua produção de petróleo, mas de todos os países membros da OPEP no Oriente Médio e África para o mercado Global.

A frota de petroleiros iraquiana foi varrida durante as investidas inimigas na Guerra do Golfo, conflito acontecido entre Iraque e Kwait em 1991. segundo o site da estatal de transporte de petróleo, a Iraqui Oil Tankers Company, a frota da empresa chegou a contar com 24 navios nos anos 80.

O Ministro Luaibi declarou que está mantendo esta reestruturação como prioridade e deve desenvolver a nova frota de petroleiros tanto construindo como comprando navios e todos os esforços serão empregados, já que se trata de uma questão fundamental para o país, que é o segundo maior produtor de petróleo da OPEP, ficando atrás somente da Arábia Saudita.

Em face da alta disponibilidade de navios do mercado, o posicionamento do Governo Iraquiano pode criar um rápido mercado do qual o país po de se beneficiar com preços bem mais em conta.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta